A defesa da saúde dos catarinenses compõe a missão da Associação Catarinense de Medicina, que neste mês de abril completa 82 anos de atividades, constituindo-se na entidade médica estadual com maior tempo de luta em prol dos médicos, da medicina e da assistência da população de toda Santa Catarina.
Neste ano de 2019, os propósitos da ACM se materializam em algumas importantes ações de representatividade política e institucional:
– Defesa do Duodécimo Orçamentário para a Saúde, com o repasse, até o 15º dia de cada mês, de recursos do orçamento ao Fundo Estadual da Saúde, permitindo o gerenciamento, a autonomia e a previsibilidade financeira da Secretaria de Estado da Saúde (SES), agilizando os processos e os resultados, conforme a urgente necessidade da Pasta.
– Defesa dos 15% do orçamento mínimo para a Saúde, com a manutenção da Emenda Constitucional (EC) nº 72/2016, aprovada pela Assembleia do Estado de Santa Catarina, aumentando de maneira gradativa o percentual mínimo do orçamento estadual a ser aplicado obrigatoriamente na saúde pública: 13% do orçamento em 2017, 14% em 2018 e 15% em 2019.
– Defesa do Projeto de Lei nº 246/18, que destina 10% do Fundo Estadual de Saúde para os hospitais filantrópicos, que atendem a cerca de 70% da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ACM vem atuando em busca da sensibilização do Governo do Estado para a garantia desses importantes instrumentos de gestão da Saúde e pede que os médicos se incorporem às ações, mobilizando parlamentares eleitos nas diversas regiões do estado.
ACM por todos os médicos catarinenses
Médicos por todos os catarinenses
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais