O valor é a soma dos anos 2020 e 2021, entregues a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, hoje compondo um dos mais importantes processos de seleção aos programas de residência no país.
Em meio aos imensos desafios no enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Associação Catarinense de Medicina repassou R$ 3,5 milhões (nos anos 2020 e 2021) aos hospitais que participam da Prova ACM de Residência Médica. Ao todo, 39 instituições (hospitais, fundações hospitalares e Secretarias Municipais de Saúde, incluindo os 15 hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebem anualmente o recurso, que é o resultado do exame de seleção realizado desde 2013 pela ACM. A cada ano, cerca de 2,5 mil médicos realizam a prova, somente em Santa Catarina, em vários Programas de Residência Médica em atividade, nas mais diversas especialidades.
O presidente da entidade médica, Ademar José de Oliveira Paes Junior, destaca a importância redobrada desse recurso no atual momento. “É um valor que certamente chega para somar aos grandes esforços realizados pelos hospitais diante das inúmeras necessidades advindas da pandemia”. A Prova ACM é realizada em parceria com as Associações Médicas do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Mato Grosso do Sul (AMMS), além do apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). Hoje, é um dos mais importantes exames no país, seja com acesso direto do médico (primeira especialização) ou com pré-requisitos (com pelo menos uma especialidade já concluída).
O último exame aconteceu em novembro de 2020, com salas especialmente preparadas para a segurança dos participantes, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages e Criciúma.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais