fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM ALERTA: Sociedade de Pediatra pede medidas urgentes na rede de atendimento às crianças e adolescentes catarinenses
Notícias

ACM ALERTA: Sociedade de Pediatra pede medidas urgentes na rede de atendimento às crianças e adolescentes catarinenses

A Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) vem a público manifestar sua imensa preocupação com a atual situação de esgotamento da rede pública de assistência à saúde das crianças e dos adolescentes de Santa Catarina. Em nome dos pediatras de todo o estado, a entidade clama aos governantes e gestores da Saúde para que medidas concretas sejam tomadas, com a emergência que as dificuldades exigem, no compromisso indelével com a vida e a proteção à infância.

A SCP destaca a necessária atenção aos seguintes desafios:

  • A superlotação dos pronto-atendimentos, emergências e dos leitos hospitalares pediátricos, sem vaga para internação, de forma especial nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
  • O agravamento e o aumento dos casos de doenças respiratórias, que já era previsto, tendo em vista a situação crônica ante às temperaturas mais frias do ano. Além disso, após a pandemia vários vírus passaram a circular simultaneamente e com maior velocidade, refletindo diretamente nas crianças, ampliando a necessidade de atendimento e de internações em todo o estado.
  • A carência de atendimento especializado para as crianças e os adolescentes. A Grande Florianópolis dispõe apenas de serviços no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) e no Hospital Universitário (HU), além de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
  • A redução no número de leitos no HIJG nos últimos anos.
  • O fechamento da Emergência Pediátrica do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, no ano de 2020. Esse serviço atendia de 3 mil a 5 mil crianças a cada mês e sua interrupção (que era para ser temporária, por causa da pandemia) deixou muitas famílias desassistidas, sobrecarregando ainda mais as outras emergências na região.

Diante do grave cenário exposto, a SCP pede as seguintes providências:

  • Investimento a curto, médio e logo prazos para a abertura de novos leitos pediátricos, de UTI e de atendimentos de emergência em todo o estado.
  • Garantia da presença do pediatra na rede básica de saúde, permitindo uma maior resolutividade no atendimento às crianças e aos adolescentes.

Florianópolis, 01 de junho de 2022.

SCP – Sociedade Catarinense de Pediatria

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter