fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM participa de reunião do COSEMESC com a secretária de Estado da Saúde
Notícias

ACM participa de reunião do COSEMESC com a secretária de Estado da Saúde

Audiência na SES aconteceu nesta segunda-feira (24/01), reunindo a secretária e os dirigentes das entidades médicas de Santa Catarina (Foto: Simesc)

A nova secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, recebeu os dirigentes do Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina) em audiência na tarde desta terça-feira (dia 24/01). A ACM (Associação Catarinense de Medicina) esteve representada por seu presidente, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, o vice-presidente, Dr. André Sobierajski dos Santos, e o diretor Sociocultural, Dr. Juliano Pereima de Oliveira Pinto, que debateram sobre os principais assuntos na defesa dos médicos e da assistência da população no estado, ao lado dos diretores do CRM-SC (Conselho Regional de Medicina), do Simesc (Sindicato dos Médicos), do Simersul (Sindicato dos Médicos do Sul do Estado) e da Acamesc (Academia de Medicina de Santa Catarina).

Entre os temas apresentados na audiência, destacou-se o Decreto nº 1.752/2022, que trata da Remuneração por Produtividade Médica (RPM), entregue à nova gestão pelo governo anterior. Também foram abordados os riscos com o grande número de cirurgias eletivas represadas, a indispensável ampliação da cobertura vacinal, a urgência na realização de concurso público para a Saúde e a necessidade de ampliação de leitos de UTI neonatal e pediátrica. Outros assuntos também foram levantados, como as dificuldades enfrentadas pelos hospitais de Ibirama e do Oeste, que precisam de atenção especial por parte da Pasta da Saúde.

O presidente da ACM aproveitou o momento para informar que a entidade está desenvolvendo o Mapa dos Riscos da Saúde em Santa Catarina, que certamente trará informações de grande valor para ajudar na gestão da assistência médico-hospitalar em Santa Catarina. “Temos muitos dados sobre diagnósticos realizados, mas não sobre os fatores de risco. Por isso, o mapeamento que estamos trabalhando poderá contribuir para uma outra visão no novo ciclo da Secretaria que se inicia. Os problemas urgentes devem ser resolvidos, mas é fundamental avançarmos um pouco mais, com dados atualizados para um planejamento as ações”. Dr. Ademar ainda chamou a atenção para a necessidade de resolver os problemas de acesso ao atendimento. “Mas paralelamente, precisamos aproveitar a janela de oportunidade para redesenhar a assistência com investimento e agenda para dois pontos estruturantes: educação e inovação”.

A secretária recebeu com atenção as solicitações dos médicos e demonstrou estar aberta ao diálogo com as entidades. Nesse sentido, Carmen Zanotto se comprometeu em analisar todas as questões apresentadas pelos dirigentes médicos. Especificamente sobe a RPM, a secretária afirmou que a demanda já está sendo avaliada pela equipe. “Esperamos ter um posicionamento em breve. É importante ressaltar, entretanto, que os pagamentos devidos continuarão sendo feitos normalmente”, afirmou a gestora da Secretaria.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter