fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM ALERTA: Brasil demora na adoção da CID-11 e prevê final da transição somente em 2025
Notícias

ACM ALERTA: Brasil demora na adoção da CID-11 e prevê final da transição somente em 2025

Segue obrigatório o uso da CID-10 em todos os documentos de redação médica

O Ministério da Saúde informa aos médicos brasileiros que a implantação da 11ª revisão da CID – Classificação Internacional de Doenças, da OMS – Organização Mundial da Saúde, ainda está em fase de transição e teve seu prazo de início de vigência prorrogado no país para o dia 1º de janeiro de 2025. Segundo nota técnica do Ministério, a demora na implementação definitiva da CD-11 deve-se às necessidades de adequação ao sistema de informação e registros da vigilância, além de treinamento dos profissionais da saúde e também ações estratégicas para a migração definitiva dos dados. A revisão da Classificação foi concluída e divulgada a todos os países do mundo em 11 de fevereiro de 2022, mas a OMS permite um período de transição de até três anos.

No Brasil, o processo de migração é conduzido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (DAENT), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com a Câmara Técnica Assessora para a Gestão da Família de Classificações Internacionais (CTA BR-FIC), com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Ministério da Saúde ressalta a importância da CID-11, que foi elaborada com o intuito de refletir o progresso da ciência e da medicina nos últimos 30 anos, sendo disponibilizada de forma totalmente digital, em vários idiomas e de forma estruturada, facilitando o acesso às informações. A nova tabela também é compatível com as mais diversas ferramentas eletrônicas de saúde, permitindo a interoperabilidade com sistemas de informação em todo o mundo.    

Apesar da implantação no país estar prevista somente para 2025, o Ministério da Saúde orienta que os usuários comecem a se adaptar às inovações da 11ª edição. Na página da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde já está disponível um curso online, nos idiomas inglês e espanhol. A tradução do curso para o português já está em processo e deverá ser disponibilizada em breve.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter