Como forma de homenagear os médicos-pais e todos os pais que fazem parte das vidas das famílias dos médicos catarinenses, a ACM resolveu dar espaço para que eles falassem um pouquinho da alegria, dos desafios e da missão da paternidade.
Em nome deles, a Associação Catarinense de Medicina deseja “PARABÉNS” pela importante data e faz um agradecimento todo especial por toda a dedicação aos seus filhos e à medicina.
João Ghizzo Filho – Florianópolis
Pai de Marcelo, Rodrigo, Leonardo e João
“Ser pai não é tarefa fácil e também não há uma fórmula mágica para exercitar a paternidade. Assim, temos nas mãos a maior e mais nobre missão, que é educar os filhos, e isso não acontece de um dia para outro, mas sim estando presente em todas as etapas das suas vidas. Não existe sensação maior do que cuidar de um filho, educar e ensinar a viver”.
Jauro Soares – Blumenau
Pai de Elisa e Gabriel, avô do Lucas
“Ser pai é ter a importante responsabilidade de educar, transmitir valores, constituir família, que é fundamental. Representa a continuidade, a perenidade genética, psicológica e emocional. É ter a possibilidade de ser renovado a cada ano ao ver o crescimento do núcleo familiar formado com apoio mútuo. Acima de tudo, ser pai é ensinar, saber dizer não, educar. É uma arte que não está escrita em manuais. O nascimento de um filho é a primeira das muitas emoções de um pai”.
Carlos Gilberto Crippa – Florianópolis
Pai de Carlos Gustavo, Marina e Junior
“Ser pai vai do exercício do amor incondicional a super-herói da infância. Cuidador, educador, responsável pela formação dos filhos, indicando sempre qual o atalho para o melhor caminho. Tudo isso nos dá a chance de viver a vida exercendo os mais belos sentimentos, até o momento em que nossos filhos se tornam os nossos super-heróis”.
Álvaro Vedana – Lages
Pai de Álvaro Filho e Gabriela
“Ser pai é uma dádiva divina, é ter o privilégio de acompanhar o desenvolvimento de um novo ser, ensinar, aprender, compartilhar, dividir e, principalmente, viver intensamente muitos momentos marcantes e inesquecíveis, que nos realizam por completo”.
Gianfranco Colombelli – Florianópolis
Pai de Luigi e, em breve, da Manu
“Ser pai é a realização do sonho de muito tempo. É aprender a amar alguém mais do que a si próprio. Passei a me cuidar mais também porque agora tenho um ser que depende integralmente de mim, e em breve serão duas crianças. Passei a entender melhor e valorizar tudo o que meus pais fizeram e ainda fazem até hoje por mim”.
Antônio Cesar Garcia – Joinville
Pai de Aline e Luísa
“Ser pai é acreditar na maravilhosa aventura de viver”.
André Andujar – Florianópolis
Pai de Vitor e Felipe
“Ser pai permitiu que eu me tornasse uma pessoa melhor, pois para ensinar tenho que dar o exemplo por meio de atitudes e do meu comportamento”.
Deniter Barbosa – Balneário Camboriú
Pai de Anderson e Andressa
“Os filhos são fonte de renovação e de alegria. Ser pai é dar continuidade à vida, ter possibilidade de formar uma família e ver, como no meu caso, os filhos crescidos, trilhando seus próprios caminhos, sendo fonte de orgulho. Aos novos pais eu aconselho que procurem curtir ao máximo seus filhos, dedicar tempo para a família, especialmente quando ainda são pequenos. Isso é recompensador”.
Ernani de S. Thiago – Florianópolis
Pai de André, Fábio, Sandra, Cláudia e Júlia
“Ser pai define, além do biológico, uma relação de amor. O amor é qualidade apenas humana, a maior de todas, e resulta da interlocução, da intersubjetividade, da permanência. Ser pai é presença, e presença é tempo, e o tempo só é quantificável pela própria vida. O ser pai é o ser parceiro na biologia, é a metade que compõe o todo, a base física indispensável. É ser também o verdadeira amigo, por toda a vida, com seu jeito próprio, reconhecível, com sua maneira de amar”.
Joel Bernhart – Itajaí
Pai de Paula e Thaís
“Ser pai é perpetuar nos filhos a paixão pela medicina. Feliz Dia dos Pais aos colegas médicos”.
Otávio Krauze – Florianópolis
Pai da Isis
“Ser pai representa uma enorme mudança na vida! É muito importante porque passamos a compartilhar das necessidades e aprender com este novo ser. É, sem dúvida, uma emoção totalmente diferente de tudo o que eu já havia vivido. Agora me coloco no lugar do meu pai e o entendo ainda mais. Somos responsáveis por uma nova vida e, por isso, vou tentar dar o meu melhor sempre, e o máximo de tempo para ela, mesmo quando estiver cansado. Vale muito a pena”.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais