Brusque foi sede de um dos mais importantes Fóruns das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (FEMESC), que debateu sobre os dois temas de maior importância para a saúde dos catarinenses na atualidade: a judicialização e o financiamento da assistência na rede púbica. A 22ª edição do evento reuniu dirigentes das representações da classe, médicos de diversas regiões do estado e palestrantes que contribuíram com informações de qualidade, conhecimento diferenciado e posicionamentos de destaque para avanços indispensáveis ao exercício da medicina e na proteção da população. Entre as decisões tiradas do evento está a necessária continuidade das discussões, com a integração de médicos e dos agentes jurídicos, o que se fará com a instalação de grupos de trabalho a serem formados entre as partes. Também deverá constar da Carta de Brusque, documento com as definições centrais do Fórum, o apoio à ação “Todos pelo Duodécimo da Saúde”, iniciada pela ACM, com o apoio do Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas de SC), para a manutenção do repasse mensal de recursos direto ao Fundo Estadual da Saúde, garantindo o orçamento definido para o setor e permitindo um melhor gerenciamento da verba pela SES (Secretaria de Estado da Saúde).
O FEMESC teve a participação permanente do secretário adjunto da Saúde, André Motta Ribeiro, e a presença da presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputada federal Carmem Zanoto, que ministrou a palestra de abertura. Também foram palestrantes o deputado estadual Vicente Caropreso; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos, Leopoldo Back; o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Paulo Henrique Moritz Martins da Silva; o promotor de Justiça do Núcleo da Saúde, Douglas Roberto Martins; a procuradora do Estado e coordenadora do Núcleo de Assistência à Saúde, Flávia Dreher de Araújo; o procurador do Estado João Paulo de Souza Carneiro.
Durante os dois dias do evento foram apresentadas e debatidas as informações mais importantes sobre o orçamento da saúde, os custos da assistência, o déficit do orçamento da Secretaria de Estado da Saúde e os valores gastos com a judicialização. Também foram apresentadas alternativas para o enfrentamento desses desafios, com ênfase para a união de esforços na busca das respostas urgentes ao setor.
Na plenária final do FEMESC foi realizada a passagem da coordenação do COSEMESC, pelo CRM-SC para o Simesc, dando sequência ao rodízio entre as entidades, com gestão anual. Além disso, foi definido que o Fórum de 2020 será realizado na cidade de Criciúma, e que em 2021 a sede será Joinville.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais