Inicia nesta quinta-feira (1º de agosto) a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2019 e a campanha do Agosto Dourado, com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) apoia a campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em especial nas atividades programadas pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP):
Espaço Saúde Sociedade Catarinense de Pediatria e Hora do Mamaço Floripa
DIA: 03 de agosto de 2019
HORÁRIO: 9 às 12 horas / Hora do Mamaço – 10 horas
LOCAL: Parque de Coqueiros – Florianópolis – SC
PROGRAMAÇÃO: Espaço Saúde SCP – atividade com a comunidade: orientações sobre a importância do aleitamento materno, alimentação saudável, vacinas e primeiros socorros em bebês.
Realização: Prefeitura Municipal de Florianópolis, COMAMAS. Apoio: SCP.
I Seminário de Aleitamento Materno – Leite Materno, um alimento para dar e doar
DIA: 14 de agosto de 2019
HORÁRIO: 8 às 17 horas
LOCAL: Centro Universitário Estácio de Sá – São José – SC
Realização: COMAMAS. Apoio: SCP.
Seminário COMAMAS – Os Enfrentamentos no Processo de Amamentar: Superando com a participação de todos
DIA: 29 de agosto de 2019
HORÁRIO: 13h30 às 18 horas
LOCAL: Auditório do CRM – SC
Realização: Prefeitura Municipal de Florianópolis, COMAMAS. Apoio: SCP.
Amamentação salva vidas
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. Embora as taxas globais de iniciação ao aleitamento materno sejam relativamente altas, e apesar das recomendações internacionais, apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses. Além disso, existem grandes variações regionais e nacionais nas taxas de amamentação. Aumentar a amamentação ideal de acordo com as recomendações poderia evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano. Não amamentar está associado à menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de 302 bilhões de dólares americanos por ano. É necessária uma ação organizada para atingir a meta da Assembleia Mundial da Saúde (AMS) de pelo menos 50% de amamentação exclusiva durante os 6 meses até 2025. Existem muitas barreiras à amamentação ideal, sendo uma das maiores a falta de apoio no trabalho para mães e pais.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais