fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Ex-presidente da ACM lança livro aos 92 anos de idade
Notícias

Ex-presidente da ACM lança livro aos 92 anos de idade

Henrique Manoel Prisco Paraíso narra sua trajetória como liderança do associativismo médico, um dos fundadores da Faculdade de Medicina e ex-secretário de Estado da Saúde do governo Colombo Machado Salles.

Henrique Manoel Prisco Paraíso encerra o ano de 2019 com o lançamento de seu sétimo livro: “Pensei, Disse e Escrevi”, que narra as suas memórias como médico e cirurgião, líder do associativismo médico, ex-presidente da ACM, fundador da faculdade de medicina e ex-secretário de Estado da Saúde, entre outros tantos feitos de sua trajetória de 92 anos de idade. 

Parte de sua história está registrada no livro “ACM 77 anos”, lançado em 2014, que conta um destacado resumo da sua gestão junto à entidade, nos anos de 1965 a 1967. Nesse período inaugurou o edifício ACM, primeira sede própria da entidade, que ficava no sexto andar do prédio, sendo os demais andares ocupados por consultórios médicos, considerado um verdadeiro empreendimento, que resultou não apenas em patrimônio para a ACM e seus associados, como também possibilitou uma integração maior entre médicos das mais diversas especialidades. A sede tornou-se ponto de encontro, de debates científicos, de discussões políticas, na efervescência do início da década de 60. Também na presidência da Associação foi responsável pela abertura de diversas Regionais Médicas no estado, assim como o incremento de atividades científicas e de classe além da capital.

Nas palavras do ex-presidente, “a ACM nasceu do sonho de representação dos médicos e dela surgiram todas as demais entidades que visaram ao bem da medicina e da saúde em Santa Catarina. Destaco, em especial, a instalação da faculdade de medicina através da ACM. A faculdade era um anseio de todos os catarinenses e seu funcionamento foi preponderante para a criação da própria UFSC, somando-se às faculdades de Direito e Filosofia, que já estavam em plena atividade no início da década de 60”.

Henrique Prisco Paraíso formou-se na Faculdade de Medicina do Estado da Bahia, em 1950, e fez residência médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Logo após, mudou-se para Florianópolis, onde atuou como cirurgião dos Hospitais de Caridade e Celso Ramos, desde sua inauguração, da Casa de Saúde São Sebastião e das colônias Santana e Santa Tereza. Foi fundador também da Faculdade de Enfermagem, e professor de Técnica Operatória da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), de 1962 a 1986, quando se aposentou. Em 1971, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde, no então Governo Colombo Machado Salles (1971-1975). É membro da Academia Catarinense de Medicina desde sua fundação, e nos últimos anos tem se dedicado à literatura. São de sua autoria alguns títulos como “Abelhas e Vaga-Lumes” (2006), “Ecos na Penumbra” (2009) e “Poemas Outonais” (2011).

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 3,2 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

Summit Saúde 2024: Novas soluções para Hospitais Filantrópicos serão apresentadas em Hackathon

Encontro da sede da ACM reuniu dirigentes das entidades médica e hospitalares para debater sobre a maratona tecnológica que acontecerá junto à...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter