fbpx
Notícias

A Saúde que Deveríamos Ter

Saúde é determinante da liberdade. Com saúde podemos trabalhar, criar, participar, questionar, criticar e votar. Sem saúde somos seres manobráveis e frágeis.
 
É simples assim. Tão simples e tão à nossa vista que não conseguimos ver. Nossa Constituição garante-nos a saúde e obriga que o gestor possibilite seu acesso, como direito de todos e dever do Estado.
Da mesma forma que a educação, o provimento da saúde é sistematicamente massacrado pela falta de respeito aos nossos direitos fundamentais por parte dos governantes. Se saúde e educação chegassem aos brasileiros como os nossos sonhadores constituintes conceberam, teríamos hoje uma nação justa, exemplo de equidade e inclusão social para todo o planeta.
 
Mas não as temos. Negam-nos o acesso com crueldade. Na vontade política vigente, continuaremos ignorantes e doentes, despreparados e frágeis, inocentes e vulneráveis.
Neste Dia Internacional da Saúde torna-se, então, indispensável a reflexão. Como é possível sermos complacentes dessa forma? Como aceitamos que o recurso público seja aplicado em ações secundárias e eleitoreiras quando nossas crianças crescem ignorantes e nossos trabalhadores adoecem? Como permitimos o investimento do precioso dinheiro público em campos de futebol, autódromos e outras formas de circo, ao mesmo tempo em que se nos apresentam o inaceitável argumento jurídico da “reserva do mínimo possível”? Queremos o máximo de seriedade e de respeito à Constituição.
 
Cidadãos catarinenses: nosso estado é rico, com valores profundos e ideais legítimos. É tempo de exigir que não se faça o desnecessário, que não se gaste com o supérfluo, que não se invertam as prioridades.
Como médico, vejo pessoas doentes e desesperadas todos os dias. Como presidente da Associação Catarinense de Medicina, busco o indispensável posicionamento cidadão, único instrumento capaz de mudar a vontade política. Basta de desperdício com o nosso precioso recurso público. Queremos de volta nossos direitos fundamentais de saber e bem viver.
 
 
Aguinel José Bastian Júnior
Cidadão
Médico
Presidente da Associação Catarinense de Medicina – ACM
Diretor Geral da Escola de Cidadania da ACM

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter