fbpx
Notícias

Médicos do SUS preferem as grandes cidades

Blumenau, Florianópolis e Joinville concentram 31,32% do total de 7.157 médicos que trabalham em hospitais e postos de saúde disponíveis para os 295 municípios do Estado. Os dados foram divulgados pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
 
Santa Catarina apresenta um índice acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1 médico para cada 1000 habitantes. A razão estadual é de 1,13 médico que atua somente no SUS. O número posiciona o Estado em sétimo lugar nacional. Mas o próprio resultado da pesquisa revela: a diferença de profissionais disponíveis para as cidades do interior e das capitais, em todo o país, é sempre desproporcional. A razão de médico por habitantes é, em média, duas vezes maior nas capitais do que no interior em todo o Brasil.
 
Entre 2012 e 2013, 15 editais foram abertos pelo governo do Estado para a contratação de novos profissionais. Ibirama, no Alto Vale, foi a cidade com maior oferta de oportunidades. Foram 48 vagas, sendo que a maioria precisou ser relançada em editais sequenciais, já que ninguém pôde ou quis ocupá-las.
 
Fonte: Jornal de Santa Catarina

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter