fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Encontro em Brasília reúne Associação Médica e Fórum Parlamentar Catarinense
Notícias

Encontro em Brasília reúne Associação Médica e Fórum Parlamentar Catarinense

O Fórum Parlamentar Catarinense se reunirá nesta terça-feira (dia 13 de agosto), às 11h30min, para uma conversa com o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Aguinel José Bastian Junior, que vai a Brasília com o objetivo de debater sobre as consequências dos últimos atos do governo federal e seus reflexos na saúde dos brasileiros. Serão destaque da reunião a Medida Provisória 621/2013, que cria o programa “Mais Médicos”, e a Lei do Ato Médico, que teve vários vetos pela presidente Dilma Rousseff. O encontro entre o dirigente médico, os 15 deputados federais e os 3 senadores catarinenses será no Plenário 11, Anexo II da Câmara dos Deputados, com convocação feita pelo coordenador do Fórum, deputado Marco Tebaldi, seguindo pauta estabelecida durante o debate sobre a crise política na saúde, que ocorreu na última sessão da Escola de Cidadania Ativa da ACM.
 
Para Aguinel José Bastian Junior, a conversa com a base parlamentar catarinense é fundamental, na medida em que a MP do “Mais Médicos” vem sendo examinada por uma comissão mista do Congresso e já conta com 567 emendas. Depois, seguirá para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Paralelamente, o projeto que deu origem à Lei do Ato Médico (12.842/2013) tramitou no Legislativo por 11 anos e foi tema de 27 audiências públicas, sendo aprovado pelo Senado em 18 de junho, recebendo vetos da presidente em cláusulas fundamentais para a categoria médica, entre elas a que define a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças.
 
“O momento exige uma verdadeira integração dos parlamentares em defesa da qualidade da assistência à saúde da população e do exercício da medicina. É indispensável garantir o cumprimento da lei, que determina a realização do exame Revalida aos médicos com diplomas estrangeiros que venham atuar no país”, afirma o presidente da ACM, ao lembrar ainda que a presença dos médicos nos municípios mais distantes não se fará com medidas provisórias paliativas. “É preciso mais recursos, melhor gestão e um plano de carreira de Estado para os médicos terem condições dignas de trabalho e de atendimento a todos os brasileiros”.
Comunicados ACM

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Presidente da ACM coordena debates no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB

Evento reuniu médicos de todo o país e nas mais diversas especialidades, nos dias 25 a 27 de julho, em São Paulo Dr. André Sobierajski dos...

Ler mais

Diretora da ACM participa da formatura de Medicina da Univille

Dra. Cláudia dos Santos Bernhardt, Diretora de Defesa Profissional, comemorou a conquista com os 42 novos médicos formados na Universidade da...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter