fbpx
Notícias

A Saúde que Deveríamos Ter

Saúde é determinante da liberdade. Com saúde podemos trabalhar, criar, participar, questionar, criticar e votar. Sem saúde somos seres manobráveis e frágeis.
 
É simples assim. Tão simples e tão à nossa vista que não conseguimos ver. Nossa Constituição garante-nos a saúde e obriga que o gestor possibilite seu acesso, como direito de todos e dever do Estado.
Da mesma forma que a educação, o provimento da saúde é sistematicamente massacrado pela falta de respeito aos nossos direitos fundamentais por parte dos governantes. Se saúde e educação chegassem aos brasileiros como os nossos sonhadores constituintes conceberam, teríamos hoje uma nação justa, exemplo de equidade e inclusão social para todo o planeta.
 
Mas não as temos. Negam-nos o acesso com crueldade. Na vontade política vigente, continuaremos ignorantes e doentes, despreparados e frágeis, inocentes e vulneráveis.
Neste Dia Internacional da Saúde torna-se, então, indispensável a reflexão. Como é possível sermos complacentes dessa forma? Como aceitamos que o recurso público seja aplicado em ações secundárias e eleitoreiras quando nossas crianças crescem ignorantes e nossos trabalhadores adoecem? Como permitimos o investimento do precioso dinheiro público em campos de futebol, autódromos e outras formas de circo, ao mesmo tempo em que se nos apresentam o inaceitável argumento jurídico da “reserva do mínimo possível”? Queremos o máximo de seriedade e de respeito à Constituição.
 
Cidadãos catarinenses: nosso estado é rico, com valores profundos e ideais legítimos. É tempo de exigir que não se faça o desnecessário, que não se gaste com o supérfluo, que não se invertam as prioridades.
Como médico, vejo pessoas doentes e desesperadas todos os dias. Como presidente da Associação Catarinense de Medicina, busco o indispensável posicionamento cidadão, único instrumento capaz de mudar a vontade política. Basta de desperdício com o nosso precioso recurso público. Queremos de volta nossos direitos fundamentais de saber e bem viver.
 
 
Aguinel José Bastian Júnior
Cidadão
Médico
Presidente da Associação Catarinense de Medicina – ACM
Diretor Geral da Escola de Cidadania da ACM

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Convocação: Assembleia Extraordinária de Delegados e Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo – dia 05/08/24

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DE DELEGADOS E REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO, A SER REALIZADA EM CARÁTER DE...

Ler mais

Presidente da ACM participa da abertura do 11º Encontro do Administrador Hospitalar do Estado de Santa Catarina

Evento acontece na sede da ACM e reúne as principais representações nacionais e estaduais para debater o futuro do setor Solenidade de...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter