fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Academia Catarinense de Medicina passa a ter cinco novos membros
Notícias

Academia Catarinense de Medicina passa a ter cinco novos membros

A solenidade de posse foi realizada na sexta-feira, na Associação Catarinense de Medicina.
 
Cinco médicos do Estado foram imortalizados pela Academia Catarinense de Medicina. A solenidade de posse foi realizada nessa sexta-feira (30). Outros três doutores da área da medicina passam a fazer parte da Academia como membros eméritos. Foram empossados como membros titulares os doutores Mario Wolowski Mussi, João Ghizzo Filho, Arary Cardozo Bittencourt, Elci Luiz Bonamigo e Paulo Zeni, que passam a ocupar, respectivamente, as cadeiras nove, 41, 31, 32 e 42.
 
Empossados como membros eméritos estavam Hamilton Rogério Sanford Vasconcellos, Mario Antonio do Nascimento e o terceiro presidente da Academia Catarinense de Medicina, o doutor Nelson Grisard. O quarto presidente da academia, Antonio Silveira Sbissa, abriu as solenidades às 20h30, passando logo a palavra ao acadêmico Júlio Gonçalves, que destacou algumas características que devem ter os candidatos à academia, como Decoro, Prudência e Sigilo, sempre beneficente e voltados para a sociedade. Também ressaltou que pelo estatuto todos devem ter mais de 50 anos e ter contribuído para a medicina ou para a sociedade por meio dela.
 
Bonamigo passa a ocupar a cadeira cujo patrono é Murilo Pacheco da Mota, Bittencourt a do patrono Miguel Salles Cavalcanti, Ghizzo filho a cadeira de Miguel Boabaid, Zeni ocupa a cadeira que pertenceu ao seu pai, Albino Zeni, e Mussi a cadeira de sua mãe e primeira de duas mulheres a ocupar uma cadeira na Academia Catarinense de Medicina, a doutora Wladslawa Wolowska Mussi, falecida em Julho de 2012 e detentora de inúmeras homenagens como pioneira em áreas da medicina, política e social catarinense.
 
Aos novos membros coube fazer uma pequena biografia sobre os patronos das cadeiras que passam a ocupar. O destaque ficou para Mario Wolowski Mussi, que emocionou parentes, amigos e até quem não conhecia a história médica da família Mussi. A doutora Marta Rinaldi Müller, única outra mulher além de Wladslawa a ter uma cadeira da Academia Catarinense de Medicina destacou a honra de ser a representante da classe médica feminina. “Estar aqui para mim é homenagear todas as mulheres médicas do estado e do país, me sinto honrada”, disse. A solenidade teve término às 22h30, seguida por um jantar aos novos e velhos mebros e seus familiares.
 

O médico Mario Wolowski Mussi foi um dos imortalizados.
 
Fonte: Notícias do Dia

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 3,2 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

Summit Saúde 2024: Novas soluções para Hospitais Filantrópicos serão apresentadas em Hackathon

Encontro da sede da ACM reuniu dirigentes das entidades médica e hospitalares para debater sobre a maratona tecnológica que acontecerá junto à...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter