fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM apoia “Maio Amarelo” para a urgente redução dos acidentes de trânsito
Notícias

ACM apoia “Maio Amarelo” para a urgente redução dos acidentes de trânsito

Os acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos, e representaram um custo de cerca de R$ 2,9 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). As informações estão em levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nessa quinta-feira (dia 23 de maio), com base em dados do Ministério da Saúde.  Os dados apurados revelam também que entre 2009 e 2018 houve um aumento de 33% na quantidade de internações por desastres nas ruas e estradas. Entre as vítimas graves do tráfego no período de 2009 a 2018, os dados apontam que 60% dos casos são de pessoas entre 15 e 39 anos. Os maiores de 60 anos representam 8,4% do total e a faixa etária até os 14 anos representa 8,2%. Os principais acidentados são os homens (80%).

Números tão preocupantes revelam a importância da ação MAIO AMARELO, que em 2019 está na sua sexta edição, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. O movimento é internacional e chama a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito com o intuito de estimular os condutores, pedestres e passageiros optarem por um trânsito mais seguro. O laço amarelo é o símbolo do movimento. No Brasil, a causa é adotada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), com apoio das Sociedades Regionais de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Medicina.

A mobilização na prevenção dos acidentes de trânsito é urgente, tendo em vista que estes acidentes já são considerados um dos principais problemas de saúde pública do país. Além de provocar sobrecarga no serviço com aumento da ocupação dos leitos hospitalares, causa um prejuízo irreparável quando ocorre uma morte ou uma pessoa fica incapacitada para suas atividades habituais, como também traz prejuízo enorme para a saúde pública.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 3,2 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

Summit Saúde 2024: Novas soluções para Hospitais Filantrópicos serão apresentadas em Hackathon

Encontro da sede da ACM reuniu dirigentes das entidades médica e hospitalares para debater sobre a maratona tecnológica que acontecerá junto à...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter