A Associação Catarinense de Medicina – ACM chega aos 85 anos de idade como a mais inovadora entidade dos médicos do estado. Protagonista de ações que promovem as transformações de uma renovada medicina, em dia com as necessidades e os anseios dos profissionais e dos pacientes, a ACM é responsável por abrir debates e caminhos que levam a avanços tecnológicos na assistência de qualidade, ao desenvolvimento da saúde, ao crescimento dos serviços, à gestão de eficiência e ao empreendedorismo médico.
Por tudo isso, o importante aniversário será comemorado em eventos especiais durante o ano de 2022, destacando-se um jantar com associados, no próximo dia 28 de maio, que acontecerá junto a encontro das Regionais Médicas de todo estado. Também será feito o lançamento oficial do ACM Empresa, que vai associar PJs da Saúde, permitindo maior força e sustentabilidade à entidade. Ainda está programada a realização do Summit 2022, a 5ª edição do maior fórum de integração entre saúde e tecnologia no estado, no mês de outubro, quando haverá homenagem aos Dia do Médicos.
A passagem do aniversário de 85 anos da ACM também marca a chegada de uma nova fase da pandemia de Covid-19, sob a proteção vacinal e com maior controle na transmissão do coronavírus. Esse novo cenário no estado teve forte atuação da ACM, que foi responsável por inúmeras ações para o enfrentamento da pandemia em Santa Catarina. Nos dois anos da maior crise sanitária do século, a entidade firmou destacadas parcerias na busca dos recursos necessários para salvar vidas, desde respiradores, medicamentos e equipamentos de proteção aos profissionais da saúde, treinamentos, criação de soluções para o monitoramento da doença, até a disseminação de orientações, a criação de um fundo para a coleta de doações, a instalação de laboratório e de serviço de emergência para a comunidade. Diante dos imensos desafios enfrentados, a entidade esteve ao lado daqueles que atuaram na linha de frente do combate à doença e também dos que acompanharam os pacientes e todas as demais demandas em seus consultórios, ou fizeram a gestão das necessidades para o atendimento do grave momento.
História da Fundação
Um consultório médico. Este foi o local escolhido para a reunião de criação da mais antiga entidade estadual dos médicos de Santa Catarina. Foi no dia 28 de abril do ano de 1937, que um grupo de visionários deu o primeiro passo para a fundação da, hoje, ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA. O histórico encontro ocorreu na Rua João Pinto, n° 16, Centro de Florianópolis, com a presença dos mais destacados profissionais da medicina à época.
Inicialmente, o nome escolhido para a entidade foi Sociedade Catarinense de Medicina, passando a chamar-se oficialmente de ACM em 6 de junho do ano de 1951, conforme decisão de Assembleia Geral. A plenária foi presidida pelo médico Arthur Pereira e Oliveira, que assinou a declaração de utilidade pública da nova instituição, de acordo com a Lei Estadual n° 1551 e a Lei Municipal n° 862. Na mesma data, a ACM passou a fazer parte, de maneira solene, do quadro de filiadas estaduais da AMB – Associação Médica Brasileira.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais