Ademar José de Oliveira Paes Junior
Médico Radiologista
Presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina
(Artigo publicado no Jornal ND)
Médicos e profissionais da saúde foram merecedores de incontáveis homenagens nos últimos 17 meses, tempo em que estamos enfrentando a pandemia da Covid-19 no Brasil e em Santa Catarina, que ainda lança sobre todos nós imensos desafios. Foram vídeos, mensagens, cartões especiais, músicas, moções e até premiações, despertando a emoção e um agradecimento verdadeiramente sincero de quem está na linha de frente de um dos mais desgastantes e difíceis momentos da saúde de todo o planeta. Serão mesmo inesquecíveis as cenas protagonizadas e registradas por todas as formas de comunicação que o mundo tecnológico e digital é capaz de espalhar, numa velocidade e alcance ilimitados.
Porém, todo esse importante sentimento deve ser acompanhado por medidas efetivas e concretas junto aos milhares de profissionais do setor. Mais do que nunca é preciso modificar o quadro de históricas dificuldades enfrentadas, envolvendo as melhorias nas condições de trabalho e a digna remuneração. O assunto é complexo, mas necessário. Não se pode mais adiar. A saúde precisa de vez ocupar o lugar de prioridade sempre anunciado e nunca realizado, na certeza de que se trata da defesa do bem maior de cada um: a vida.
Por isso, as entidades médicas catarinenses estão unidas numa mobilização estadual para reforçar e reafirmar a necessidade de um Plano de Carreira adequado à saúde. Chegou a hora de corrigir antigas distorções, desfazer graves injustiças e valorizar, de fato, aqueles que trabalham na área. Reconhecimentos temporários e momentâneos, como as gratificações, têm destacada importância, mas estão muito longe de consolidar as transformações urgentes de um setor tão vital. Acima de tudo, é indispensável a consciência de que isso não é um privilégio, é um direito.
Não resta dúvida de que a pandemia nos trouxe diversas e grandiosas reflexões. Certamente uma das mais essenciais é a forma de reconhecer o valor de quem dia a dia se dedica a cuidar, num contínuo aperfeiçoamento e qualificação de suas atividades, sejam elas realizadas nos hospitais, postos de saúde, consultórios ou clínicas. Que mais uma vez os catarinenses se tornem referência nacional na qualidade da saúde oferecida aos seus cidadãos, que se faz, sobremaneira, valorizando as mãos, as mentes e os corações que nos salvam.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais