fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM destaca a importância de catarinenses na presidência da Frente Parlamentar Mista da Saúde
Notícias

ACM destaca a importância de catarinenses na presidência da Frente Parlamentar Mista da Saúde

O trabalho da deputada Carmen Zanotto e do senador Jorginho Mello é essencial para a conquista das melhorias necessárias à assistência pública de qualidade, nas lutas junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o apoio do presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior 
 

A Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) está sob a coordenação da deputada Carmen Zanotto (presidente) e do senador Jorginho Mello (vice-presidente), representando um grande incremento nas lutas pela rede pública de assistência, a valorização pelo destacado trabalho dos parlamentares e a força de Santa Catarina no Congresso Nacional. Essa importante atuação merece o reconhecimento da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que através de seu presidente, Ademar José de Oliveira Paes Junior, acompanha de perto e apoia as ações do colegiado, com o objetivo maior do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em defesa da sociedade.

De acordo com Carmen Zanotto, primeira mulher a presidir a FPMS, inúmeros são os desafios. A maior luta é por mais recursos para a saúde, de forma a assegurar as ações indispensáveis junto aos brasileiros, aos profissionais e estabelecimentos que atuam no setor, em especial com a revisão dos valores pagos pelos serviços (revisão da tabela do SUS). “Trata-se de uma das frentes parlamentares de maior alcance na Câmara dos Deputados, com mais de 200 parlamentares, muitos experientes, com capacidade de aglutinar e de dialogar com o governo, trazer pares de outras bancadas e de outras frentes para a causa da saúde”.

A deputada também destaca a importância da atuação catarinense na FPMS. “É muito significativo para Santa Catarina e certamente irá contribuir para auxiliar nas demandas de saúde do estado, além de debater e propor mecanismos para melhorias na área”. Ela ressalta que ainda fazem parte das metas acompanhar e fiscalizar os atos de competência do Poder Executivo e atuar conjuntamente com os gestores da saúde das três esferas de governo, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, prestadores de serviço e membros do meio científico. “O trabalho está apenas começando, mas o ano é dos mais importantes porque agora o orçamento passa a ser prerrogativa dos parlamentares, portanto, uma Frente Parlamentar da Saúde forte é fundamental”.

Peso político catarinense

“Com o comando da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Santa Catarina tem um peso político mais forte para a cobrança de resultados aos hospitais catarinenses”, afirma o vice-presidente da FPMS, senador Jorginho Mello. “O trabalho de parceria com a atual presidente do colegiado, Carmen Zanotto, já se mostrou de sucesso, quando fui presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, em 2018, e a deputada fez um trabalho de mostrar ao Governo Federal que nossos hospitais públicos estavam realizando procedimentos do SUS, mas não estavam recebendo. Assim, o estado começou a receber R$ 10 milhões a mais para a área”.

O parlamentar também destaca a importância da integração dos médicos nas lutas da FPMS. “Estamos sempre com as portas abertas para receber sugestões de melhorias para o andamento dos trabalhos. Nossa missão é representar bem os catarinenses e união com a classe médica catarinense só tende a ser positiva. A Saúde é a principal carência da população catarinense e os médicos são a linha de frente neste trabalho. Portanto, quem lida diretamente com o problema com certeza tem boas indicações para melhorar o quadro vivido”.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 3,2 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

Summit Saúde 2024: Novas soluções para Hospitais Filantrópicos serão apresentadas em Hackathon

Encontro da sede da ACM reuniu dirigentes das entidades médica e hospitalares para debater sobre a maratona tecnológica que acontecerá junto à...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter