Em entrevista coletiva, Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino destacou o trabalho da entidade médica em repassar orientações corretas sobre o COVID-19, junto à população e especialmente aos médicos e profissionais da saúde.
“A Secretaria de Estado da Saúde conta com a importante colaboração da Associação Catarinense de Medicina na divulgação de informações sobre o coronavírus, neste momento em que é preciso manter a calma, sem pânico, mas que exige ficar em estado de atenção”. A declaração foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (dia 04 de março), no auditório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Defesa Civil do Estado, em Florianópolis. O gestor da Saúde também enfatizou as ações especiais com os profissionais que estão na linha de frente do atendimento da população, como médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar do setor, monitorados e permanentemente orientados com protocolos sobre os cuidados essenciais e a situação do COVID-19 no estado.
Entre as informações repassadas na coletiva, a atenção maior é no número de 43 casos suspeitos, hoje, em Santa Catarina, todos em casa sob observação da SES. Também se destaca a seleção do Laboratório Central do Estado (Lacen), pelo Ministério da Saúde, entre as referências no diagnóstico do novo coronavírus. Por essa razão, nos próximos dias o Lacen deverá receber os insumos e o treinamento necessários para começar a fazer os exames que detectam o vírus, com respostas em 24 ou 48 horas. Além de orientações sobre os cuidados necessários na prevenção da doença, o secretário afirmou que existe um completo plano de contingenciamento interno de ação no controle ao coronavírus. “Santa Catarina está preparada para enfrentar o COVID-19 e está trabalhando com agilidade e pontualmente, na medida das necessidades e do andamento da situação, que vem mobilizando o mundo todo”.
As informações sobre o novo coronavírus atualizadas e corretas devem ser acessadas pelos canais de comunicação criados pelo Ministério da Saúde e pela SES.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais