“Médicos não devem temer a tecnologia, que não irá substituí-los, mas aproveitar a oportunidade para também se transformar, aperfeiçoando a sua prática, com o diferencial humano da empatia junto ao paciente”. A importante declaração foi feita pelo CEO do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap, que esteve em Florianópolis nesta quinta-feira (12/09), como palestrante especial da segunda edição do +Saúde, evento de Tecnologia e Inovação. Sua palestra foi seguida de debate, que teve a intermediação do presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, e do diretor da Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Walmoli Gerber. O encontro lotou o auditório do Centro de Integração ACATE (CIA Primavera), com a participação de profissionais da saúde e da tecnologia, para a integração em benefício da qualidade do atendimento médico-hospitalar no estado.
Paulo Chapchap apresentou algumas das inúmeras ações desenvolvidas pelo Hospital Sírio Libanês, com o auxílio da transformação digital e da inteligência artificial, como forma de enfrentar os diversos desafios da assistência à saúde num país que vivencia tantas dificuldades. “Precisamos agir com responsabilidade e ética, para poder diminuir as desigualdades e aumentar o acesso aos avanços disponibilizados pela tecnologia”.
O presidente da ACM aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da entidade em aproximar médicos e tecnologia, sempre com o paciente como propósito maior. “Nós estamos protagonizando um grande ciclo de evolução, mas é necessário que a tecnologia represente mais do que crescimento, produzindo também o desenvolvimento”.
O +Saúde, evento de Tecnologia e Inovação foi promovido pela Acate, em parceria com a ACM, Unicred Florianópolis, Associação de Estudantes de Medicina de Santa Catarina (Aemed/SC), Rede de Inovação Florianópolis e Prefeitura Municipal de Florianópolis. A programação também incluiu a apresentação dos trabalhos da Vertical Saúde, cases catarinenses de sucesso em inovação e network entre os participantes.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais