O Laboratório de Biologia Molecular do Senai/SC já iniciou suas atividades em Chapecó e contou com o suporte técnico do presidente da ACM no processo de instalação.
A luta contra a pandemia de Covid-19 conquistou mais um importante aliado: o Laboratório de Biologia Molecular do Senai Santa Catarina, que iniciou suas atividades em Chapecó, junto ao Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas. A unidade foi credenciada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC) neste mês de novembro, e possui classificação no nível de biossegurança 2 (NB-2).
Para a criação do laboratório, o Senai contou com a colaboração especial do presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, que vem realizando uma série de parcerias e ações para o enfrentamento do novo coronavírus no estado. De acordo com Andressa Casarin, coordenadora do Instituto Senai, o dirigente da entidade médica participou ativamente do processo. “O Dr. Ademar colaborou desde a concepção do projeto até a sua implantação, trazendo informações relevantes para o credenciamento do laboratório, bem como sobre as principais características e as especificidades do mercado no qual estaríamos nos inserindo. Foi muito importante”.
Para o médico, o Laboratório de Biologia Molecular é a realização de um grande projeto, que merece ser comemorado pelos catarinenses. “Trata-se de mais uma ação de sucesso da parceria entre a ACM e a FIESC, que estabeleceu uma ampla força-tarefa para enfrentar a pandemia em Santa Catarina. Demonstra também a capacidade de realização do Sistema S, de forma especial o Senai, que agora entrega à sociedade mais uma ferramenta diagnóstica de valor inestimável”.
Neste primeiro momento a unidade vai atuar exclusivamente na detecção do novo coronavírus, visando atender em caráter emergencial o processamento de amostras na pandemia. No entanto, gradativamente serão incluídos novos testes diagnósticos que necessitem de análise molecular. Hoje, o laboratório está apto a realizar diariamente pelo menos 480 testes para Covid-19 (podendo ser ampliado para até 960 testes/dia) e liberar os resultados em até 48 horas após o recebimento das amostras.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais