O objetivo é destacar os pontos mais importantes a serem considerados no retorno das atividades escolares, com sugestões parapais, educadores e escolas públicas e privadas, para segurança de todos
Depois de diversos desafios enfrentados no diagnóstico e tratamento da Covid-19, o momento agora é de enfrentar as dúvidas que cercam a decisão do retorno das atividades escolares presenciais, seja na rede pública ou privada, em todo o estado. Para tratar desse tema polêmico e de imensa importância, a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) uniu-se à Associação Catarinense de Medicina (ACM) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) para promover o webinar “Covid-19 e volta às aulas – Qual a nossa visão?”, realizado na noite desta quarta-feira (dia 07 de outubro). A partir dessa discussão, será elaborado documento com as reflexões, orientações e contribuições dos pediatras e das entidades médicas nas medidas sanitárias definidas para o setor, com ênfase no necessário monitoramento e fiscalização do plano de contingência do governo estadual. Esse documento será entregue aos secretários de Estado da Saúde e da Educação.
O debate online teve ampla participação entre médicos, pais e professores, que acompanharam apresentações com abordagens sobre o cenário nacional da retomada escolar, a realidade de Santa Catarina, os números da doença entre crianças e adolescentes, as apreensões dos pediatras nos impactos da falta das atividades e na perspectiva da volta, além dos cuidados indispensáveis para o reencontro dos alunos, professores e toda a equipe das escolas. Muitas são as dúvidas e os questionamentos sobre a retomada das atividades, mas o webinar deixou claro que o caminho passa pela cautela, pela avaliação da situação epidemiológica de cada município, a implantação de cuidados específicos para as crianças (que têm maiores dificuldades em manter distanciamento e regras de higiene) e pelo monitoramento dos sintomas, do cumprimento dos protocolos e ainda da testagem dos casos suspeitos. Além disso, ficou clara a importância do papel do pediatra nessa discussão, na proteção das crianças e adolescentes catarinenses.
O mediador do webinar foi o presidente do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SCP, João Carlos Xikota. Os debatedores foram o presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Joel Conceição Bressa da Cunha, o presidrente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da SCP, José Eduardo Coutinho Góes, e o infectologista pediátrico e membro do Departamento de Infectologia da SCP, Marcos Paulo Guchert.
Importância do debate
“O debate foi extremamente importante e produtivo. Sabemos que não há fórmula única e pronta para um assunto dessa grandeza, com várias vertentes e incertezas. Por isso, é essencial discutir e oferecer orientações, com a visão diferenciada do pediatra”.
Rosamaria Medeiros e Silva
Presidente SCP – Sociedade Catarinense de Pediatria
“Parabenizo à SCP pela iniciativa e o resultado do debate. A ACM deseja a volta às aulas e entende que não se pode tratar desse tema sem a compreensão da questão médica e da pediatria para garantir a segurança de nossas crianças e adolescentes”.
Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente ACM – Associação Catarinense de Medicina
“Obrigado pelo convite para a nossa participação nesse debate tão relevante. A saúde do corpo e da mente das nossas crianças merece toda a atenção. O envolvimento da Sociedade Catarinense de Pediatria é indispensável nesse momento”.
Daniel Knnaben Ortellado
Presidente CRM-SC – Conselho Regional de Medicina
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais