fbpx
  • Home
  • Notícias
  • ACM participa de seminário sobre prevenção promovido pela Academia de Medicina
Notícias

ACM participa de seminário sobre prevenção promovido pela Academia de Medicina

Presidente da Associação Catarinense de Medicina apresentou uma prévia dos resultados do Mapa de Risco da Saúde do Catarinenses, desenvolvido pela entidade

Palestrantes da noite: Dr. Luiz Alberto Silveira (presidente ACAMESC), Maria Helena Ferreira Agacy (Presidente Rede Feminina de Combate ao Câncer), Dr. Murillo Ronald Capella (ex-presidente ACAMESC e ACM) e Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior (presidente ACM)  

O Seminário “Prevenção: ato de amor à vida” reuniu médicos, profissionais da saúde e a comunidade da capital catarinense na noite desta segunda-feira (dia 30 de outubro), no Square Corporate. A promoção foi da ACAMESC (Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina), com o objetivo de disseminar conhecimentos transformadores para o cuidado com a saúde, com reflexões pessoais e coletivas. Para isso, quatro pequenas palestras foram apresentadas:

  • “A Rede Feminina de Combate ao Câncer”, pela presidente da instituição em Florianópolis, Maria Helena Ferreira Agacy.
  • “O conhecimento reduz sofrimento e salva vidas”, pelo presidente da ACAMESC, Dr. Luiz Alberto Silveira.
  • “Geração Prateada transformando o mundo”, pelo ex-presidente da ACAMESC e da ACM, Dr. Murillo Ronald Capella.
  • “O futuro da saúde em Santa Catarina”, pelo presidente da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior.

O dirigente da ACM fez sua explanação com as importantes informações coletadas no Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, que inicia agora a sua segunda edição (ano 2023), para a criação do índice ACM de Saúde, com monitoramento anual de dados e prevenção em todo o estado. “Esse inédito trabalho tem como meta colaborar para a construção de uma política de saúde cada vez mais eficaz no estado, auxiliando desde os gestores do setor, nas esferas pública e privada, até instituições civis e empresas que queiram promover medidas de prevenção e cuidados para a qualidade de vida em Santa Catarina”, afirmou o médico, que em novembro deve apresentar os resultados da inciativa junto a secretários municipais da Saúde. O Mapa abrange as 20 microrregiões do estado e analisa detalhadamente desde a alimentação, os hábitos diários, a atividade física, o uso da internet e exposição às telas de celular e computador, além de avaliar índices de diabetes, pressão alta, doenças do coração, uso de medicação, saúde mental, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e muito mais. 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis aproveitou o debate para contar a história, os desafios e os resultados do trabalho realizado em defesa das mulheres com câncer de mama e útero. O médico Murillo Capella fez uma interessante explanação do fenômeno da longevidade e da necessária preparação para viver mais com qualidade de vida. Já o presidente da ACAMESC deu uma verdadeira aula sobre a história dos seres humanos e de seus inimigos na jornada da vida no planeta, ressaltando a indispensável prevenção e do cuidado com a saúde.    

Presidente da ACM apresentou importantes dados coletados sobre a saúde dos catarinenses

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter