fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Alerta para casos de intoxicação por nitrito em crianças após consumo de leite pasteurizado
Notícias

Alerta para casos de intoxicação por nitrito em crianças após consumo de leite pasteurizado

A Secretaria de Estado da Saúde comunica que a partir de 20/09/2012 a Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC recebeu notificação de casos de crianças menores de três anos, internadas em serviços de saúde, apresentando quadro de cianose central aguda (escurecimento da região perioral) sem causa aparente. Os casos notificados até o momento são residentes em diferentes municípios pertencentes as regionais da Florianópolis e Itajaí.
 
Todos os casos estão em investigação e, até o momento, tiveram boa evolução clínica, porém alguns necessitaram de UTI e ventilação mecânica.
A principal hipótese diagnóstica é ingestão de substância metemoglobinizante. A investigação epidemiológica apontou como fonte comum a ingestão de leite pasteurizado fabricado pela marca “Laticínio Holandês”, o qual é produzido em Santa Catarina.
 
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica, mesmo antes da confirmação da fonte, já havia emitido alerta aos serviços de saúde para diagnosticarem e instituírem as medidas de suporte e tratamento.
 
A Diretoria de Vigilância Sanitária retirou do mercado os lotes de leite pasteurizado de número 0687 e 0689 da marca “Holandês” e recomenda que as pessoas que possuam tal leite em casa não o consumam.
 
Outros procedimentos de investigação estão sendo realizados pelas equipes municipais, regionais e estadual, tanto de Vigilância Epidemiológica quanto de Vigilância Sanitária, contanto também com a parceria da CIDASC, Superintendência de Serviços Especializados e Regulação/SES e Centro de Informações Toxicológicas/SES.
 
Até a manhã do dia 22/09/2012, a Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação de 15 casos suspeitos, alguns ainda em investigação.
Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, ligar para o Centro de Informações Toxicológicas – CIT – 0800-643-5252.
 
Secretaria de Estado da Saúde
 
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
 
Diretoria de Vigilância Sanitária

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter