Como é de amplo conhecimento, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, no dia 13 de dezembro de 2018, a Resolução nº 2.227/18, que tem o objetivo de regulamentar o exercício da Telemedicina no Brasil. Após diversas manifestações e instalada a polêmica sobre o assunto, o CFM estabeleceu prazo de 60 dias para que as entidades médicas de todo o país encaminhem sugestões de mudanças para melhorias na redação da referida normativa. Encerrado esse prazo, o CFM terá 30 dias para reeditar a resolução, que inclui a consulta online, a telecirurgia, o telediagnóstico e outras formas de atendimento à distância.
Certa de que a união entre a medicina e a tecnologia é imprescindível para médicos e pacientes, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) é hoje a grande propulsora deste debate em Santa Catarina e vem promovendo ações de parcerias para possibilitar o desenvolvimento tecnológico da profissão. Certa também de que a Telemedicina já é uma realidade e que a sua prática é de evolução contínua no mundo e no país, a ACM vem atuando de forma a reunir os colegas médicos para discutir o importante tema e coletar propostas efetivamente qualificadas à reedição da referida resolução.
Assim, a entidade associativa dos médicos catarinenses realizou o Fórum ACM Telemedicina, no último dia 13 de fevereiro, a primeira de uma série de reuniões que acontecerão nos próximos dois meses, para atender ao prazo definido pelo CFM. Inteiramente alinhada com as demais entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos, a ACM já está recebendo as primeiras sugestões, que farão parte de uma proposta final a ser apresentada ao Conselho Federal de Medicina. Além disso, a ACM participou, através de seu presidente, na reunião extraordinária do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB), no dia 19 de fevereiro, em São Paulo, também com o objetivo de tratar sobre a Telemedicina e sua regulamentação.
Diante da relevância do debate, a ACM pede que seus associados se engajem nessa ação e participem das discussões, contribuindo com ideias e sugestões de maneira produtiva. Para isso, é indispensável que façam uma leitura atenta da Resolução nº 2.227/18 e que se mantenham informados das ações realizadas pelas entidades médicas.
Juntos e conectados, vamos colaborar para que a Telemedicina no Brasil seja eficiente e segura, transformando-se em oportunidades para os médicos e em mais saúde para a população.
Ademar José de Oliveira Paes Junior – Presidente ACM
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais