fbpx
Notícias

A ACM é Rosa: Campanha Outubro Rosa

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) integra mais uma vez a importante campanha do Outubro Rosa, na defesa da saúde das mulheres de todo o estado. A ação tem a meta maior de conscientizar a população sobre os cuidados para a prevenção da doença, o que inclui o autoexame, a consulta médica e a atenção para os sintomas. Além disso, iniciativa visa à garantia do acesso ao tratamento adequado e de qualidade, com todos os cuidados necessários e que fazem parte dos direitos das mulheres de todo o país.

CÂNCER DE MAMA
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o tumor.

Câncer em mulheres, Brasil, 2020

Localização Primária Casos Novos %
Mama feminina 66.280 29,7
Cólon e Reto 20.470 9,2
Colo do útero 16.710 7,5

MAMOGRAFIA
Diagnosticar o câncer precocemente aumenta muito a chance de cura. A estimativa é de que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

CONSULTA COM GINECOLOGISTA
A consulta para o acompanhamento ginecológico deve fazer parte da lista de prioridades das mulheres, pois a prevenção continua sendo o melhor caminho para a prevenção do câncer de mama (entre outros), o tratamento e para garantir a boa saúde feminina. Muitas doenças não se mostram através de sintomas visivelmente perceptíveis. Portanto, apenas com uma consulta ao ginecologista, a realização de exames e uma avaliação completa que se poderá descobrir quaisquer alterações ou irregularidades e buscar a melhor forma de tratamento.

CAMPANHA
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Essas atividades são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O movimento teve início no ano de 1990, num evento chamado “Corrida pela Cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos à pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Ano após ano a ação foi crescendo, atingindo diversos países do mundo, instituindo de vez o mês de outubro para a conscientização sobre a doença.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa se tornaram cada vez mais frequentes e integraram um número crescente de instituições e pessoas. Dessa forma, diversas entidades, dos mais variados setores, passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem sobre a prevenção é necessária.

Veja mais informações nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram)!

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM repassa R$ 3,2 milhões a hospitais catarinenses, resultado da Prova de Residência Médica

O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes...

Ler mais

Summit Saúde 2024: Novas soluções para Hospitais Filantrópicos serão apresentadas em Hackathon

Encontro da sede da ACM reuniu dirigentes das entidades médica e hospitalares para debater sobre a maratona tecnológica que acontecerá junto à...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter