fbpx
  • Home
  • Notícias
  • CFM aguarda mudanças em Decreto da Presidência para rediscutir diagnóstico de morte encefálica
Notícias

CFM aguarda mudanças em Decreto da Presidência para rediscutir diagnóstico de morte encefálica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aguarda a definição de mudanças pelo Governo no Decreto da Presidência da República nº Decreto 2.268, de 30 de junho de 1997, que regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento, e dá outras providências.
Somente após superada esta etapa, terão início os trabalhos com o intuito de atualizar a Resolução CFM nº 1.480/97, que estabelece os critérios para definição de morte encefálica. De acordo com o presidente do Conselho Federal, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o tema é complexo é será analisado com a cautela que exige devido ao impacto que pode causar sobre o número de transplantes realizados no Brasil.
De acordo com ele, tudo será feito para assegurar à sociedade o máximo de segurança neste processo. Na entrevista a seguir, Carlos Vital traz esclarecimentos sobre o tema:
Portal Médico – Em que ponto está a discussão relacionada às mudanças nos critérios de definição de morte encefálica?
Carlos Vital – Até o momento, não há nada definido. Em primeiro lugar, aguardamos a mudança no decreto nº 2.268/1997, cuja proposta de atualização foi encaminhada recentemente pelo Ministério da Saúde à Casa Civil da Presidência da República. Somente após a implementação de ajustes neste texto é que o tema será alvo de análise pelo Conselho Federal.
PM – Quem tomou a iniciativa de rever estes critérios?
CV – Esse é um pleito de todos os setores que estão envolvidos no processo de diagnóstico de morte encefálica, de uma maneira mais direta. Trata-se de assunto altamente relevante para a rotina das unidades de terapia intensiva e para o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes.
PM – É possível antecipar propostas em andamento?
CV – Como já disse, não há como antecipar nada sobre o assunto, pois os trabalhos realizados ainda dependem de análise da Plenária do CFM. Mas certamente a análise que será feita sobre o tema levará em consideração todos os aspectos envolvidos, especialmente a evolução tecnológica ocorrida entre 1997 e o momento atual, assim como as experiências de outros países.
Fonte: CFM
Leia mais: Critérios para definir morte encefálica devem mudar.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter