O New England Journal of Medicine divulgou editorial intitulado “Dez semanas para esmagar a curva”, ao tratar da pandemia de Covid-19 e os desafios que a doença vem trazendo a todas as nações. As ações e metas destacadas pelo mais importante jornal de medicina do mundo são uma expressiva demonstração de que as iniciativas e as metas priorizadas pela Associação Catarinense de Medicina (ACM) no combate ao novo coronavírus estão em consonância com as melhores práticas na defesa da população, dos médicos e profissionais de saúde. Destaca-se a credibilidade da instituição perante a sociedade e a escolha de um porta-voz para a articulação das diversas frentes de atuação, com as seguintes diretrizes:
1. Disponibilização de milhões de testes diagnósticos.
2. Máscaras para todos.
3. Comando local e estabelecimento de estratégias de isolamento, quarentena, lockdown, de acordo com a disseminação local da doença.
4. EPIs para os profissionais de saúde, para evitar a contaminação dentro dos centros de saúde.
5. Divisão da população em 5 grupos distintos: infectados, suspeitos, aqueles que tiveram contato com doentes, pessoas que não sabem se tiveram contato e os imunes (que já tiveram a doença), com estratégias diferenciadas de atuação.
6. Aumento no número de leitos, emergencialmente, nos hospitais, para abrigar o aumento expressivo da demanda.
7. Mobilização e motivação da população, demonstrando que todos são importantes e podem auxiliar na orientação dos conhecidos e até dos desconhecidos, por meio das mídias sociais.
8. Mobilização da indústria para equipar os hospitais e a população no momento da turbulência.
9. Apoio à ciência, para que paralelamente às ações emergenciais, possa desenvolver vacinas ou medicações para o tratamento.
10. Liberação da economia de acordo com o estudo local, priorizando os imunes para restabelecer a normalidade com segurança.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FINEBERG, Harvey V.. Ten Weeks to Crush the Curve. New England Journal Of Medicine. New England, p. 01-03. 01 abr. 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMe2007263. Acesso em: 14 abr. 2020.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais