fbpx
  • Home
  • Notícias
  • COSEMESC entregará documento ao governador exigindo cumprimento da promessa de priorizar a saúde catarinense
Notícias

COSEMESC entregará documento ao governador exigindo cumprimento da promessa de priorizar a saúde catarinense

As entidades médicas catarinenses entregarão ao governador Raimundo Colombo, nos próximos dias, documento lembrando o compromisso assumido pelo atual governo de tratar a saúde como prioridade absoluta na defesa da população de todo o estado. A manifestação, assinada pelo COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina), solicita também uma resposta à reivindicação de melhoria na remuneração da categoria, que durante todo o ano de 2013 não recebeu reajuste nos pagamentos dos médicos lotados nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sem qualquer notícia de que tenham sido realizados estudos para o devido reajuste a partir de janeiro de 2014. Com relação ao decreto que dispõe sobre as normas de funcionamento do Plano de Gestão da Saúde lançado pelos governantes, as representações dos profissionais da medicina já têm firmado o seu posicionamento: as metas de produtividade dos hospitais devem ser balizadas e respaldadas pelos corpos clínicos de cada unidade, respeitando as peculiaridades dos seus atendimentos e das suas especialidades de referência.
 
As decisões foram deliberadas e anunciadas durante a última reunião do COSEMESC do ano, realizada na noite desta quarta-feira (11 de dezembro), na sede do CREMESC (Conselho Regional de Medicina). Além dos dirigentes das entidades, estiveram presentes ao encontro diretores de alguns dos hospitais da SES, relatando as graves dificuldades vividas em cada unidade, em decorrência da baixa remuneração e de condições inadequadas de trabalho. A partir do próximo ano, o COSEMESC fará uma agenda de reuniões em cada hospital, para acompanhar ainda mais de perto as necessidades das unidades, desencadeando a mobilização na busca das soluções.
 
Cosemesc
 
A pauta de discussões da reunião também contou com espaço para debate sobre a situação dos planos de saúde suplementar em atividades no estado. Foi definido que será realizada nova pesquisa entre os médicos que trabalham junto às operadoras, para a elaboração de propostas de ações pelas melhorias essenciais ao trabalho no setor. Por fim, a plenária do COSEMESC ainda contou com a presença do deputado estadual Jailson Lima, que apresentou às lideranças da categoria o projeto de lei que pede a redução no repasse de verbas pelo governo à Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça, destinando o montante economizado aos hospitais filantrópicos em Santa Catarina.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Últimos dias de inscrição dos trabalhos científicos para o 1º Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas ACM

Artigos selecionados até o 5º lugar serão publicados na Revista Arquivos Catarinenses de Medicina da ACM Seguem abertas até o dia 15 de...

Ler mais

ACM apoia campanha da Unicred para revitalização do Hospital Celso Ramos

A Associação Catarinense de Medicina – ACM apoia e convida os médicos, parceiros, empresas e comunidade para que participem da campanha...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter