Gratidão aos Médicos Catarinenses
Ademar José de Oliveira Paes Junior
Presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina
Neste domingo (18 de outubro) é comemorado o DIA DO MÉDICO, data muito importante no calendário da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que homenageia os cerca de 22 mil médicos em atividade no estado.
Neste ano, de forma ainda mais especial, é fundamental fazer um agradecimento a todos os profissionais que vêm atuando de maneira heroica no enfrentamento da pandemia de Covid-19, seja na linha de frente do atendimento aos pacientes com a doença, seja na proteção da saúde da população, evitando o agravamento dos casos nas diversas regiões catarinenses.
Estamos completando sete meses de pandemia, com imensos desafios que ainda não estão vencidos. O aprendizado é diário e vem transformando a medicina, num movimento que vai muito além das mudanças geradas pelos avanços da tecnologia. A retomada do valor da saúde e o reconhecimento ainda maior do trabalho realizado pelos profissionais do setor são resgates de extrema relevância, que nos trazem grandes e indispensáveis reflexões.
Ao mesmo tempo, os óbitos e casos da doença entre médicos são motivos de imensa preocupação da ACM, que desde os primeiros pacientes do novo coronavírus, no mês de março, vem lutando para proteger os profissionais da saúde. Isso se dá com treinamento, orientação, monitoramento de necessidades e a garantia de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), assim como a busca por condições adequadas de trabalho. Antes de mais nada, a segurança é fundamental, pois sem os médicos não adianta investir em respiradores ou novos leitos hospitalares.
Em Santa Catarina, até o momento oito médicos já faleceram por complicações causadas pela doença. De acordo com a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, da Vigilância em Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, 912 médicos já foram afastados das funções por casos confirmados e suspeitos de Covid-19. Muitos deles já voltaram às atividades, enquanto outros foram substituídos durante a quarentena.
São profissionais que colocam em risco a própria saúde para salvar a vida dos pacientes. São pessoas que merecem, todos os dias, a nossa eterna gratidão.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais