O Brasil registrou um aumento de 63% na quantidade de tomografias de tórax neste ano de 2020, em função da Covid-19, que tem no diagnóstico por imagem um importante aliado na detecção do coronavírus e da evolução do agravamento do quadro da doença respiratória. O dado é do Ministério da Saúde que informa ainda que em Santa Catarina esse crescimento foi superior a 37%, exigindo uma adequação às necessidades da assistência da saúde, seja na rede pública ou privada.
Essas informações são muito importantes neste domingo (8 de novembro), quando se comemora, no mundo todo, o Dia do Radiologista, médico que teve sua atuação ainda mais valorizada neste momento de enfrentamento da pandemia. Mais do que nunca é necessário reconhecer o trabalho de um verdadeiro exército de médicos no combate à Covid-19, que se faz em diversas áreas e conta especialmente com os mecanismos de diagnóstico de imagem, cada vez mais eficientes, para ajudar a salvar vidas.
O momento é de crise e exige foco, atenção redobrada e muita responsabilidade médica. No entanto, é preciso também comemorar uma data tão especial, por merecimento a uma jornada diária em defesa dos pacientes e da medicina.
Parabéns aos colegas radiologistas!
O trabalho de todos faz a diferença.
Ademar José de Oliveira Paes Junior
Radiologista e Presidente ACM
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais