Neste dia 12 de setembro (quinta-feira), os cidadãos catarinenses comemoram o primeiro ano de atividades da Escola de Cidadania da ACM (Associação Catarinense Medicina), única instituição do gênero em sede associativa da categoria médica em todo o país. A Escola tem como meta promover debates, com participação gratuita, de temas que envolvam a realidade brasileira, ética política e transparência, acesso à justiça, saúde de qualidade, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros. Para alcançar o objetivo, a ACMEC tem como parceiras a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), que se aliaram à proposta desde o início, além da OAB/SC, que passou a integrar a instituição nos últimos meses.
No seu primeiro ano de atividades, a Escola promoveu discussões sobre o processo político, os desafios da justiça brasileira, moralidade pública, ecologia política, as condições das mulheres do século XXI, a mediação de conflitos, a construção do Estado democrático, medidas federais que ameaçam a medicina brasileira, a judicialização da saúde e inúmeros outros assuntos. Profissionais de variadas áreas de atuação tiveram acesso aos debates, abordados por palestrantes de destaque nacional e estadual.
A Escola tem como diretor o médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, que ressalta a importância das atividades realizadas até o momento. “Nosso objetivo maior é promover discussões e debates, aprendendo e disseminando conhecimentos e ideias, com os palestrantes que se constituem lideranças em seus respectivos meios de atuação, sejam advogados, arquitetos, economistas, médicos, professores, juízes, promotores, entre outras profissões. Podemos comemorar este primeiro aniversário com o cumprimento de nossa missão”.
Texto Final
Jornalista Lena Obst
Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler maisA Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, aos 72 anos,...
Ler mais