fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Escola de Cidadania debate o universo feminino no Século XXI
Notícias

Escola de Cidadania debate o universo feminino no Século XXI

As mulheres estão revendo seus papéis e chamam os homens a compartilhar suas conquistas para a construção de uma nova sociedade, na qual as diferenças são respeitadas e complementadas. O perfil do atual universo feminino foi traçado na noite desta segunda-feira (1º de abril), em mais uma aula da ACMEC – Escola de Governança e Cidadania Ativa da Associação Catarinense de Medicina, com o tema “A Condição da Mulher no Século XXI”, abordado em painel com a participação da médica pneumologista Concetta Esposito (Diretora da ACM), a professora Lucy Crichton (com formação em teatro clássico e línguas) e a jornalista Viviane Bevilacqua (professora e colunista do Diário Catarinense). Para intermediar o debate, foi convidada a presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina, Luzia Frohlich, mestre em Administração.
 
Nova imagem-1
 
Durante quatro horas, as painelistas e os alunos da ACMEC trocaram ideias sobre a nova realidade da mulher, no Brasil e no mundo. Enquanto a médica Concetta Esposito relembrou a trajetória histórica das lutas femininas e as transformações vividas nas últimas décadas, a professora Lucy Crichton aproveitou para ressaltar a qualidade do tempo que as mulheres dedicam às suas muitas faces, em especial na formação dos futuros cidadãos. Já a jornalista Viviane Bevilacqua falou sobre as inúmeras entrevistadas que se tornaram personagens de suas matérias e crônicas, descrevendo as muitas realidades enfrentadas, assim como as angústias e motivações femininas. Para finalizar, a administradora Luzia Frohlich provocou os alunos questionando sobre o que as mulheres buscam no presente e para seu futuro.
 
Diante de tantas nuances, o painel encerrou com a conclusão de que o assunto merece novos espaços em outras aulas da ACMEC, que tem a meta de promover o debate dos temas de maior interesse e importância na sociedade, para o exercício da plena cidadania.
 
Nova imagem-2
 
 
Formatura da 1ª turma
 
A Escola de Governança e Cidadania Ativa foi criada pela ACM no ano de 2012, em parceria com a AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses) e a ACMP (Associação Catarinense do Ministério Público), com a meta de possibilitar aos participantes o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros. O curso tem duração anual, com aulas a cada 15 dias, ministradas por educadores de várias universidades, empresas privadas, entidades associativas, órgãos governamentais, organizações de governança estadual, nacional e mundial.
 
Na noite de 26 de abril de 2013 acontecerá a formatura da primeira turma da Escola, junto às festividades do aniversário de 76 anos da Associação Catarinense de Medicina, na sede da entidade, em Florianópolis.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter