Presidente da ACM foi o moderador do painel sobre “O que queremos para o médico em Santa Catarina?”, que reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Executivo e do Legislativo estadual
“Para tratar das questões da assistência à saúde, é preciso fazer a interlocução e ouvir os médicos, que conhecem profundamente a realidade do setor e têm muito a contribuir para as melhorias indispensáveis no atendimento da população”. As palavras do presidente da ACM – Associação Catarinense de Medicina, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, reafirmaram as metas da 23ª edição do FEMESC – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina, que teve o foco na valorização do trabalho médico. Realizado no dia 01 de julho, o evento teve seu principal painel moderado pelo dirigente da ACM, na busca de respostas ao importante questionamento: “O que queremos para os médicos de Santa Catarina? ”. Para tratar do tema, a mesa de debates teve a participação do Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, do Dr. Vicente Caropreso, médico e deputado estadual, e de Alexandre Lencina Fagundes, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, numa mesa presidida pelo Dr. Licínio Argeu Alcântara, presidente do SIMERSUL – Sindicato dos Médicos do Sul de SC, com importantes informações que deverão compor a Carta do FEMESC, com os compromissos resultantes do Fórum.
Depois de dois anos sem acontecer, o FEMESC reuniu médicos no auditório do CRM-SC – Conselho Regional de Medicina e de maneira online, com temas que incluíram especialmente a defesa da Carreira de Estado para Médicos, as condições de trabalho e de remuneração dos profissionais, a insegurança nos contratos, as escolas de medicina, a distribuição geográfica dos médicos nos mapas do país e do estado, os programas federais para os profissionais de todo o país e os compromissos da Secretaria de Estado da Saúde no presente e para o futuro. Complementando as discussões, o painel sobre a “Realidade do Médico Catarinense hoje” reuniu como debatedores a Dra. Lisiane Anzanello, presidente do Sindicato dos Médicos da Regional Blumenau, a Dra. Vânia Bícego, médica fiscal do CRM-SC, e o Dr. Edevard José de Araujo, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. A presidência dessa mesa ficou sob a responsabilidade do Dr. Leopoldo Back, Secretário Geral do SIMESC – Sindicato dos Médicos, contando com a moderação do Dr. Jorge Abi Saab Neto – presidente da ACAMESC – Academia de Medicina de Santa Catarina.
Também fez parte da programação do FEMESC a palestra de abertura, ministrada pelo Dr. Anastácio Kotzias Neto – conselheiro de Santa Catarina no CFM – Conselho Federal de Medicina, que falou sobre as projeções do futuro dos médicos. Além disso, o Fórum foi palco para a posse da nova coordenação do COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina, que passou do Dr. Eduardo Porto Ribeiro, presidente do CRM-SC, para as mãos do Dr. Cyro Veiga Soncini, presidente do SIMESC, na cerimônia representado pelo Dr. Leopoldo Alberto Back, secretário geral da entidade.
Primeiro encontro do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina em 2025 debateu as principais melhorias necessárias no...
Ler mais