fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Justiça Federal impede curso sobre “modulação hormonal” que seria realizado por dentista
Notícias

Justiça Federal impede curso sobre “modulação hormonal” que seria realizado por dentista

Justiça impede curso

Atendendo pedido do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), a 2ª Vara Federal de Florianópolis concedeu, na última quinta-feira (dia 4 de abril), liminar impedindo o dentista Marco Antônio Botelho de ministrar curso de modulação hormonal – uma terapia à base de hormônios, sem efeitos comprovados, e que promete retardar o envelhecimento. O curso ocorreria no fim de semana, em Balneário Camboriú. O juiz federal Leonardo Cacau Santos La Bradbury acatou o argumento do CRM/SC de que “somente médicos podem indicar e executar prescrição de cuidados médicos e procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, não se aplicando aos dentistas essas prerrogativa”.

O presidente do Conselho, Marcelo Linhares, comemorou a decisão judicial e lembrou que combater e fiscalizar o exercício ilegal da profissão são a razão de existir do CRM/SC. “Permitir a divulgação e, sobretudo, a realização de cursos de Modulação Hormonal é colocar a sociedade à mercê de riscos desnecessários. Além disso, trata-se de propaganda enganosa, conforme o Código de Defesa do Consumidor ”.

O presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes Junior, também destacou a importância da decisão, reforçando o papel das Sociedades de Especialidades, vinculadas à ACM, na luta pela defesa do ato médico. “A ACM, por meio de suas Sociedades, preza pela excelência e responsabilidade no atendimento médico, na proteção da saúde da população catarinense”.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter