Nesta quinta-feira (11) acontece o lançamento de um livro que conta a história dos mais de 14 mil médicos catarinenses. O evento será às 20 horas, na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis. O livro conta a trajetória da mais antiga entidade médica estadual: a ACM, que completou 77 anos em 2014 e vem sendo o palco das principais realizações da categoria, acompanhando a evolução da medicina em Santa Catarina e tornando-se a porta-voz das lutas pela saúde de qualidade. O texto tem a assinatura da jornalista Lena Obst, que entrevistou todos os ex-presidentes vivos e resgatou os fatos vividos em cada época desde 1937, ano da fundação da ACM.
Pela entidade passaram como presidentes os mais importantes nomes da medicina catarinense, como Carlos Corrêa, Arthur Pereira e Oliveira, Antonio Moniz de Aragão (médico com o CRM nº 01 no Conselho Regional de Medicina), Henrique Prisco Paraíso, Murillo Capella (um dos consultores do livro), Luiz Carlos Espíndola, João Nilzon Zunino e Euclides Quaresma, entre tantos outros. A obra que conta toda essa caminhada encerra a gestão de Aguinel José Bastian Junior, que esteve à frente da Associação nos anos de 2011 a 2014.
Nas suas mais de sete décadas de atividades, a ACM tornou-se o berço das demais representações médicas do estado. Dos debates e encontros realizados nas suas salas e eventos surgiram a Faculdade de Medicina, o Conselho Regional de Medicina (Cremesc), o Sindicato dos Médicos (Simesc), a Academia de Medicina (Acamesc) e o Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc). Além disso, desde 2012 a Associação abriga a Escola de Governança e Cidadania, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação dos Juízes Federais do Estado de SC (Ajufesc) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
Hoje, a ACM é a instituição que integra as Sociedades de Especialidades Médicas em território catarinense. No mapa do estado, a entidade está distribuída em 26 Regionais Médicas, congregando profissionais da medicina de todos os municípios de Santa Catarina. Passados 77 anos, a Associação reúne as faces centrais dos movimentos médicos no país: a representação política, a defesa profissional, o aprimoramento científico e a integração da categoria através de ações sócio-culturais-esportivas. Além disso, comprometida com a comunidade à sua volta, a ACM desenvolve a responsabilidade social, atuando como aliada da população.
Fonte: ADJORI SC
Saiba mais:
http://rwbrasil.net/a-acm-e-as-historias-de-seus-doutores/
(RWBrasil)
http://www.casadojornalista.org/noticias/livro_conta_a_historia_da_atividade_medica_em_santa_catarina-311214.html
(ACI – Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista)
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais