Nota de Falecimento
Medicina Catarinense perde o infectologista Osvaldo Vitorino de Oliveira (Totico)
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com profundo pesar a perda do infectologista OSVALDO VITORINO DE OLIVEIRA, carinhosamente conhecido como TOTICO, aos 79 anos, na madrugada deste sábado (dia 10/12/2022), em Florianópolis. Filho mais velho do também médico Fernando Osvaldo Oliveira (in memorian), Dr. Osvaldo se formou no ano de 1969 e rapidamente passou a ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido no diagnóstico e tratamento de pacientes de doenças infecciosas. Era Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Vigilância Epidemiológica, Controle de Enfermidade e em Medicina Desportiva. Foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuou no Hospital Universitário, foi Diretor do Hospital Nereu Ramos, chefe do Departamento de Saúde Pública do Estado e assumiu a Secretaria Estadual de Saúde na década de 1980.
Foi grande colaborador da Revista Científica da ACM – Arquivos Catarinense de Medicina e contribuiu com atividades no Conselho Regional de Medicina (CRM-SC). Na UFSC, foi inúmeras vezes patrono, paraninfo e nome de turma de médicos formandos. Estava aposentado das atividades profissionais, mas nunca deixou de exercer a Medicina, seja nas orientações cada vez que era solicitado, em aulas como professor convidado e, mais recentemente, durante a pandemia, contribuiu com vídeos e entrevistas onde compartilhava seus vastos conhecimentos em epidemiologia e infectologia.
Conquistou um verdadeiro legado de vida e profissional, além de incontáveis amigos na medicina, na música e na ornitologia, suas paixões. Por tudo isso e muito mais, deixa imensa saudade àqueles com quem conviveu e aprendeu, de forma muito especial à sua família, a esposa Márcia, os filhos Osvaldo, Gabriel e Maria Júlia, assim como as netas Isabela, Giovana e Mariah, a quem a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem.
ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA
A ACM – Associação Catarinense de Medicina repudia veementemente as distorções contidas na Medida Provisória nº 1.286/2024 aplicadas...
Ler maisDiogo Demarchi Silva sinalizou que vai encaminhar os pedidos apresentados e se comprometeu em chamar as entidades médicas para as negociações...
Ler mais