O debate teve participação ativa de médicos de diversas especialidades
A necessária regulamentação da Telemedicina no Brasil foi reafirmada pelos médicos catarinenses presentes no Fórum ACM Telemedicina, que manifestaram suas preocupações na condução do processo da edição da Resolução nº 2.227/18. A participação das Sociedades de Especialidades nos encaminhamentos do tema foi reivindicação unânime, tendo em vista a grande contribuição das entidades científicas na normatização da relação com o paciente, em suas mais diversas especificidades. Também é consenso entre os catarinenses a importância de debates como o promovido pela ACM, assim como a urgência da regulamentação da atividade, que agora deve passar por algumas correções indispensáveis na redação da Resolução.
“O fórum promovido pela ACM é importantíssimo, pois chama o médico para participar do processo da telemedicina. Para entender com propriedade toda a Resolução do CFM é preciso ler o texto com atenção, não apenas nos seus artigos, mas também nas considerações e a exposição de motivos. Dessa forma vamos poder evoluir nas discussões e contribuir com melhorias”.
Cardiologista Odi José Oleiniscki
“Nós estamos diante de uma realidade irreversível e precisamos aprender com ele. A telemedicina precisa ser vista como mais uma ferramenta de trabalho médico e, para tanto, deve ser regulamentada de maneira ampla e segura. O debate chamado pela a ACM nos ajuda a esclarecer os pontos polêmicos e a contribuir com o processo. Muitos nem leram a Resolução e já criticaram. É necessário reverter isso”.
Endocrinologista Yara Medeiros
“Os médicos não podem mais estar distantes da incorporação de tecnologia na profissão. Assim, o Fórum da ACM se tornou um importante meio de debate sobre a realidade que vivemos. A telemedicina não deve ser vista como inimiga da medicina, pelo contrário. Ela é uma oportunidade de melhorar a relação do médico com o paciente, de reduzir distâncias, de aperfeiçoar nossas atividades”.
Dermatologista Daniel Nunes
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais