Blumenau, Florianópolis e Joinville concentram 31,32% do total de 7.157 médicos que trabalham em hospitais e postos de saúde disponíveis para os 295 municípios do Estado. Os dados foram divulgados pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Santa Catarina apresenta um índice acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1 médico para cada 1000 habitantes. A razão estadual é de 1,13 médico que atua somente no SUS. O número posiciona o Estado em sétimo lugar nacional. Mas o próprio resultado da pesquisa revela: a diferença de profissionais disponíveis para as cidades do interior e das capitais, em todo o país, é sempre desproporcional. A razão de médico por habitantes é, em média, duas vezes maior nas capitais do que no interior em todo o Brasil.
Entre 2012 e 2013, 15 editais foram abertos pelo governo do Estado para a contratação de novos profissionais. Ibirama, no Alto Vale, foi a cidade com maior oferta de oportunidades. Foram 48 vagas, sendo que a maioria precisou ser relançada em editais sequenciais, já que ninguém pôde ou quis ocupá-las.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais