fbpx
  • Home
  • Notícias
  • NOTA DE ESCLARECIMENTO: ACM defende médicos associados de Criciúma e a aplicação correta da CBHPM
Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO: ACM defende médicos associados de Criciúma e a aplicação correta da CBHPM

No cumprimento de sua missão de defender o médico, a medicina e a assistência de qualidade à saúde de Santa Catarina, e diante do impasse enfrentado entre os médicos de Criciúma e a Unimed de Criciúma – Cooperativa de Trabalho Médico da Região Carbonífera, a ACM – Associação Catarinense de Medicina, esclarece à comunidade médica e à sociedade:

  • Após a decisão da Unimed Criciúma de adotar pagamento diferenciado em cirurgias que envolvam múltiplos procedimentos, na especialidade de Otorrinolaringologia, aplicando deflator nos códigos (pagamento de 100% no 1º código; 70% no 2º código; 50% no 3º código; 10% a partir do 4º código), os médicos cooperados à Cooperativa procuraram a ACM e solicitaram colaboração no processo de negociação com a Unimed. Foram enviados para a ACM os documentos que comprovaram a decisão, posteriormente estendida a especialidades cirúrgicas.

  • A ACM, filiada à AMB – Associação Médica Brasileira, e em consonância com as entidades nacionais, estaduais e regionais dos médicos, defende a CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, criada em conjunto com todas as Sociedades de Especialidades em atividade no Brasil. Nesse sentido, não pode aceitar que o princípio da equidade, garantido na CBHPM, seja desrespeitado pela Unimed ou qualquer outro plano de saúde em atividade no estado.   

  • A ACM estuda e entende o atual cenário que a saúde suplementar atravessa, assim como os desafios decorrentes. Porém, se uma operadora de saúde utiliza algum critério para pagamento dos honorários, este critério deve ser universal e aplicado a todos os médicos que prestam a assistência, não sendo admissível a utilização de uma tabela para ser aplicada apenas a parte dos médicos. Portanto, não é ética a aplicação de tabela de honorários especificamente para um grupo de especialidades médicas que prestam assistência a uma operadora de saúde. A adoção de tabelas deve ser feita de forma equânime, incluídas as especialidades que são minoria.

  • A ACM não concorda com a falta de pagamento de honorários médicos, independentemente da fonte pagadora.

  • O argumento de que a medida adotada pela Unimed Criciúma é para combater comportamento inadequado de alguns médicos não serve como justificativa para o prejuízo generalizado das especialidades envolvidas. Nesse sentido, a ACM manifesta seu apoio na aplicação das medidas necessárias para averiguação de irregularidades praticadas por um ou mais médicos associados da ACM e, após a devida comprovação da má prática, apoia as medidas cabíveis no âmbito jurídico, através de inúmeras possiblidades estratégicas neste sentido.  

  • Com esse posicionamento, a ACM reitera sua defesa incondicional da CBHPM e a sua discordância com os critérios adotados pela Unimed Criciúma, para o pagamento das cirurgias com a aplicação de redutores não compatíveis com a classificação, e por considerar que não se estabeleceu suficiente diálogo para a resolução do impasse. 

  • Quaisquer outros desafios e problemas enfrentados por associados da ACM serão mediados, se forem denunciados a esta diretoria.

A ACM espera que tal decisão seja revista e mereça a reconsideração dos médicos dirigentes da Unimed Criciúma, ressaltando que está sempre aberta ao diálogo, a fim de que se estabeleçam critérios éticos, transparentes e técnicos na remuneração dos médicos.

Florianópolis (SC), 17 de novembro de 2019.

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter