fbpx
  • Home
  • Notícias
  • NOTA OFICIAL : ACM defende autonomia médica e consentimento do paciente no tratamento da Covid-19
Notícias

NOTA OFICIAL : ACM defende autonomia médica e consentimento do paciente no tratamento da Covid-19

O agravamento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina é uma realidade inconteste, com o aumento dos casos (45,06% nos últimos 11 dias) e dos óbitos (34,61% nos últimos 11 dias), com a lotação de leitos de UTI e de internação clínica em diversas regiões, assim como o esgotamento de insumos para testes e medicamentos. Informações de sistemas de inteligência de dados preveem um maior crescimento do novo coronavírus pelo menos nas próximas quatro semanas, período que coincide com o pico das doenças respiratórias causadas pelo frio do inverno (Síndrome Respiratória Aguda e Influenza), que também demandam acentuada estrutura médico-hospitalar.

Diante da gravidade vivida no estado, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), manifesta seu posicionamento em defesa da população catarinense, em proteção aos médicos e profissionais da saúde à frente do atendimento da pandemia, em consonância com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC), para solicitar:

● Atuação dos gestores públicos estaduais e municipais de toda Santa Catarina para garantir ações que disponibilizem não somente o atendimento médico e os exames relacionados, mas também os medicamentos prescritos para toda a população, em unidades estaduais e municipais.

● Revisão da recomendação que orienta às pessoas aguardarem pelo aparecimento de falta de ar ou outros sintomas de gravidade para a procura de atendimento médico.

● Implementação do tratamento da Covid-19 já nos primeiros sintomas da doença, com a prática de medidas terapêuticas capazes de evitar o colapso total da estrutura de saúde.

● Respeito à autonomia do médico na escolha da estratégia de tratamento, com o consentimento do paciente.

● União das entidades médicas e sociedade civil para a nova frente de ação contra a Covid-19, visando à comunicação assertiva das recomendações acima solicitadas, para salvar vidas.

● Adoção de novas estratégias para o combate precoce da Covid-19 a qualquer tempo, caso ocorram novas evidências científicas.

● Reforço das medidas de distanciamento e isolamento social, aliadas à fiscalização, analisadas conforme as particularidades de cada região de Santa Catarina, assim como higiene das mãos e uso de máscaras.

ACM – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter