Os impactos da pandemia de Covid-19 nos hospitais filantrópicos e Santas Casas em Santa Catarina foi o tema central de videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira (dia 15/06), com a coordenação da Frente Parlamentar de Saúde e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALESC). O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, participou da reunião a convite da deputada federal Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar de Saúde no Congresso e coordenadora nacional da Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus, e do deputado estadual Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Catarinense.
O dirigente da ACM reforçou a importância da força-tarefa da entidade na defesa da segurança dos médicos, dos profissionais de saúde e da assistência da população, que nos últimos 90 dias (desde os primeiros casos do novo coronavírus no estado) vem alcançando destacados resultados. A questão dos respiradores foi enfatizada pelo presidente da Associação, tendo em vista a série de dificuldades enfrentadas nos processos de aquisição, fabricação e importação destes equipamentos, que são fundamentais para salvar os pacientes com quadro de agravamento da Covid-19. “A ACM é uma das protagonistas na ação que resultou na fabricação de respiradores pela WEG, que hoje entregou mais 120 equipamentos à Secretaria de Estado da Saúde, totalizando 270 dos 500 ventiladores adquiridos junto à empresa de Jaraguá do Sul”.
Da mesma forma, Ademar José de Oliveira Paes Junior ressaltou a indispensável garantia dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os médicos e profissionais da saúde. “Quem está na linha de frente da guerra da pandemia merece toda a proteção possível. Isso deve ser prioridade de todos os hospitais de Santa Catarina”.
Também participaram da importante videoconferência o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e os deputados integrantes da Comissão de Saúde da ALESC: José Milton Scheffer, Vicente Caropreso, Ada de Luca, Ismael dos Santos, Valdir Cobalchini e Coronel Mocellin. Ainda estiveram presentes na reunião virtual representantes da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), dos Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, da Federação dos Municípios Catarinenses (FEAM) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais