Equipamentos já foram distribuídos a 215 municípios catarinenses.
Ação concebida pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, em parceria com a Federação das indústrias (FIESC), vem conquistando importante adesão dos municípios do estado no enfrentamento da pandemia. A aquisição e a distribuição de 5 mil oxímetros (aparelhos que medem a saturação do oxigênio das células do corpo) foram realizadas pelo Fundo Empresarial contra o Coronavírus – FERA-SC, e já estão atendendo 215 cidades catarinenses. Os primeiros resultados são relevantes no acompanhamento de pacientes, identificando complicações pulmonares causadas pela doença e possibilitando a procura do tratamento de forma mais ágil, evitando o agravamento do quadro e a necessidade de utilização de leitos de UTI.
A distribuição dos oxímetros às Secretarias Municipais de Saúde é feita junto ao envio de nota técnica que orienta o monitoramento por oximetria. Além disso, ao aderir à ação, as cidades passam a integrar um programa de controle chamado CoronaDados, que utiliza ferramenta de inteligência de dados para acompanhar os pacientes. Também constam da iniciativa a capacitação de equipes de saúde, para o uso adequado do equipamento e para a orientação aos usuários. A prioridade para a distribuição dos oxímetros inclui idosos e pessoas com doenças crônicas, que representam o grupo de maior vulnerabilidade à Covid-19.
Qualificação da assistência aos catarinenses na pandemia
“Ações de parcerias têm construído estratégias importantes para qualificar a assistência e a atenção à população de Santa Catarina. Uma delas foi a construção e o planejamento, em união entre a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Federação das Indústrias (FIESC) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o monitoramento das pessoas com suspeita ou confirmação de casos de Covid-19, no âmbito da atenção primária. Isso está sendo feito com o uso de oxímetros, doados pelo fundo criado pela FIESC e ACM para acompanhar os pacientes em seus domicílios. A iniciativa é de grande ajuda, porque nós sabemos que as pessoas que contraíram o novo coronavírus podem não perceber o agravamento da doença. Assim, o uso do oxímetro permite o controle da oxigenação, para que a pessoa se encaminhem rapidamente aos serviços de saúde, quando necessário. Essa é mais uma demonstração da relevância das parcerias, que qualificam os nossos serviços em defesa dos catarinenses”.
Carmem Regina Delziovo
Superintendente de Planejamento em Saúde
SES – Secretaria de Estado da Saúde
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais