fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Presidente da ACM se reúne com presidente da Alesc no dia da assinatura da PEC da Saúde
Notícias

Presidente da ACM se reúne com presidente da Alesc no dia da assinatura da PEC da Saúde

Liderança médica destaca a importância das ações do Legislativo
em defesa da assistência dos catarinenses.
ACM - Aumento do Orçamento da Saúde em SC - Visita ALESC - Foto 02
O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), médico Rafael Klee de Vasconcellos esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Gelson Merisio, momentos antes da promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que passará de 12% para 15% a destinação orçamentária à Saúde em Santa Catarina. O encontro ocorrido nesta quarta-feira histórica tinha sido agendado pela entidade médica, numa ação de aproximação junto ao poder legislativo na busca de soluções às dificuldades enfrentadas pela assistência à saúde dos catarinenses, que deverão ser minimizadas com a nova medida adotada pela Assembleia. Santa Catarina foi o primeiro estado a ampliar, por lei, o orçamento mínimo para a Saúde, com o aumento gradativo do percentual já a partir do ano que vem (13% em 2017; 14% em 2018; 15% em 2019), representando um aporte de pelo menos R$ 660 milhões nos próximos três anos.
Durante o encontro, o dirigente da ACM destacou as importantes medidas que vêm sendo adotadas por iniciativa da Assembleia. Entre elas, também a criação do Fundo da Saúde, que permite aos poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, destinar as sobras do duodécimo para a Saúde, beneficiando hospitais filantrópicos e municipais, além do Hemosc e do Cepon. “O momento exige ações pontuais e ágeis, como as medidas adotadas pela Alesc. A queda na arrecadação de impostos e o crescimento no número de pessoas sem plano de saúde, por causa especialmente do aumento do desemprego, agravaram a crise da assistência à população, no seu maior direito, que é a defesa da vida”, avaliou o médico.
Por fim, Rafael Klee de Vasconcellos reafirmou o apoio da ACM às ações em benefício da saúde pública estadual e resgatou proposta debatida em encontro anterior, na sede da Associação, que prevê a manifestação da entidade médica e das Sociedades de Especialidades nos projetos de lei que tratam sobre o setor. A ideia é ter a ACM como consultora nos temas inerentes à saúde, oportunizando melhorias na qualidade das leis promulgadas na área, tornando-as mais eficazes.
Crédito da Foto: Thiago Santaella.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, ex-Diretor Científico da ACM

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do cirurgião ARMANDO JOSÉ D’ACAMPORA, aos 72 anos,...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter