fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Projeto de lei pretende tornar a ultrasonografia exclusiva para os técnicos de Radiologia e Tecnólogos
Notícias

Projeto de lei pretende tornar a ultrasonografia exclusiva para os técnicos de Radiologia e Tecnólogos

Sociedade Catarinense de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
 
Aos Deputados Federais e Entidades de Defesa dos Direitos do Cidadão
 
Está em tramitação no Congresso Nacional o projeto de lei PL 3661/2012 que propõe tornar os exames de ultrassonografia privativos de técnicos, tecnólogos em radiologia e de bacharéis em ciências radiológicas, projeto este elaborado pelo CONTER (Conselho Nacional dos Técnicos de Radiologia) e apresentado por senadores do PT e PCdoB e, pasmem aprovado no Senado.
 
A formação médica do radiologista, com toda a carga dos anos de faculdade de medicina e de especialização (pelo menos 10 anos ), é imprescindível para credenciar profissionais para realizar tal tipo de exame. Os conhecimentos necessários só assim são adquiridos. Somente estes profissionais poderão fornecer dados consistentes para auxiliar no diagnóstico e posteriormente para o acompanhamento da evolução dos tratamentos instituídos, pois o radiologista é capaz de falar a mesma linguagem que os demais médicos envolvidos no tratamento de doenças.
 
A ultrassonografia não é um exame descritivo, com múltiplas fotografias que falem por si. É um exame dinâmico, repleto de armadilhas e dificuldades que requerem cada vez mais perícia e treinamento do examinador. O diagnóstico é feito no momento do exame, á medida que o mesmo é realizado, sendo que o médico tem a oportunidade naquele momento de conversar com o paciente, realizar uma anamnese e eventualmente até um exame físico, olhar exames anteriores radiológicos e de laboratório quando necessário, e com todos estes dados, realizar um diagnóstico que ajude o paciente e muitas vezes determina o tratamento.
 
Transferir esta responsabilidade para profissionais que não cumpram esta formação é o mesmo que condenar os pacientes a ficarem privados dos reais benefícios de um método que tem contribuído extraordinariamente para a melhoria de nossa medicina.
Lembramos que a ultrassonografia como método de imagem diagnóstica em seres humanos é realizada no mundo todo por médicos, com única exceção nos Estados Unidos onde é realizada por paramédicos e só depois interpretada pelo médico radiologista. Este é um dos principais motivos do menor desenvolvimento da área nesse país e consequentemente maior uso de outras tecnologias de maior custo como tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.
 
A aprovação deste projeto é um retrocesso absurdo e insano.
 
Conclamamos, ao nos unirmos as demais entidades que estão lutando para impedir que este descalabro seja aprovado, que cada um dos radiologistas e os médicos das outras especialidades utilizem toda sua força para impedir a aprovação de tal projeto e consequente concretização de tão nefasta proposta.
 
 
DIRETORIA DA SOCIEDADE CATARINENSE DE RADIOLOGIA

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter