fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Projeto que exige diferenciador tátil em injetáveis vai à CAS
Notícias

Projeto que exige diferenciador tátil em injetáveis vai à CAS

Os laboratórios farmacêuticos poderão ser obrigados a incluir um diferenciador, identificável pelo tato, nos envoltórios de medicamentos injetáveis que possam matar. É o que determina o projeto de lei da Câmara (PLC 53/2012) que será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na quarta-feira (7). A sugestão do projeto é de que sejam usadas ampolas diferentes para os medicamentos perigosos ou não, facilitando a identificação por enfermeiros e demais atendentes.
O projeto, da deputada Sandra Rosado, condiciona o registro de qualquer novo medicamento no Brasil ao cumprimento da exigência, enquanto os já existentes teriam prazo de 360 dias para se adequarem. Caberia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma regulamentação, definir quais injetáveis estariam sujeitos à regra.
Acidentes comuns
A autora da proposta explica que, nos prontos-socorros e emergências, acontece muitas vezes de um medicamento errado ser dado a um paciente por causa da rapidez exigida nos atendimentos, e a diferenciação tátil reduziria, ou até mesmo eliminaria, a chance de acidentes como esses acontecerem.
O relator na CAS, senador Otto Alencar (PSD-BA), acolheu o parecer anterior, do ex-senador Rodrigo Rollemberg, favorável à medida. Segundo o relatório, a literatura científica mundial aponta que o percentual de erros de medicação em atendimentos de emergência está na faixa de 15% a 34%, mesmo nos hospitais dos países desenvolvidos. No Brasil, estudo realizado em enfermarias de clínica médica de diversos hospitais universitários das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste mostrou índice de erro de 30%.
“São números assustadores, mas, muito provavelmente, inferiores à realidade das unidades de emergência do Sistema Único de Saúde sem vínculo com instituições universitárias”, sublinha Otto Alencar.
A decisão da CAS é terminativa, ou seja, se não houver recurso para votação em Plenário, segue para sanção presidencial.
Transporte de cargas
A CAS também analisará substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao PLS 407/2012, que garante aos motoristas profissionais avaliação periódica da saúde física e psicológica, por meio de programas permanentes de saúde ocupacional. O projeto altera a Lei 13.103/2015, que trata do exercício da profissão do motorista cuja atividade é o transporte rodoviário de cargas e de passageiros.
O substitutivo prevê que a lei resultante do projeto será regulamentada de forma a definir diretrizes, periodicidade e alcance da avaliação de saúde. O regulamento também poderá estabelecer mecanismos que tornem a avaliação de saúde obrigatória.
Em seu relatório, Ana Amélia chama atenção para o “cenário catastrófico” de acidentes envolvendo veículos de carga, lembrando que nove em cada dez acidentes tiveram como causa principal o comportamento do condutor. Assim, segundo a relatora, é urgente “aumentar as exigências que possam contribuir para melhorar as habilidades e as condições físicas e psicológicas dos motoristas”.
O projeto do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) obrigava os caminhoneiros autônomos a se submeterem a avaliação anual de saúde. O substitutivo de Ana Amélia, porém, transforma a avaliação periódica em direito, em vez de obrigação, e amplia o alcance do projeto para abranger todos os motoristas profissionais — autônomos, contratados ou cooperados — que transportam pessoas e cargas nas rodovias.
Se aprovado pela CAS, o substitutivo de Ana Amélia pode seguir diretamente à análise da Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Senado

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

Summit Saúde 2024 une inovação, soluções e empreendedorismo

Maior evento de integração entre a saúde e a tecnologia chega a 7ª edição com avanços dos profissionais e empresas do ecossistema Nos...

Ler mais

ACM participa do lançamento de obra Anticorrupção

Diretores da Associação Catarinense de Medicina estiveram presentes na tarde de autógrafos do terceiro livro da Trilogia escrita pelo promotor...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter