A Associação Catarinense de Medicina (ACM) juntamente com o Fórum das Instituições de Acolhimento de Florianópolis (FINAF), composto por 8 casas de acolhimento de crianças, firmaram uma parceria com o intuito de atender uma demanda que, atualmente, não está sendo suprida pela rede pública de saúde.
Essas oito instituições juntas atendem aproximadamente 100 crianças e adolescentes em fase de extrema vulnerabilidade, pois as mesmas já foram retiradas de seus lares pelo conselho tutelar (seja por maus tratos ou diversos abusos que vinham sofrendo) ou foram abandonados pelas próprias famílias.
O Projeto Social Bem Querer tem o objetivo de contribuir com o trabalho social já realizado pelas casas de acolhimento de Florianópolis que estão passando por dificuldades de atendimento médico. Com isso, a ACM poderá proporcionar aos seus médicos associados a oportunidade de fazer o bem ao próximo, doando um pouquinho do seu tempo e trabalho a esta causa tão nobre.
Como funciona o Projeto Social Bem Querer?
– O médico que desejar ser voluntário deve se cadastrar através do site da ACM e dar ciência das normas deste convênio.
– O médico voluntário prestará consulta gratuitamente aos pacientes das casas de acolhimento, conforme agendamento prévio.
– Todas as crianças serão preferencialmente atendidas na rede pública de saúde. Serão encaminhadas à ACM as demandas que não conseguirem atendimento público.
– A medida que houver demanda, as instituições de acolhimento participantes deste projeto contatarão a ACM para que a ACM agende com o médico voluntário a consulta.
– O atendimento poderá ser feito no consultório do médico ou na ACM (a instituição de acolhimento se responsabiliza por levar a criança/adolescente até o médico). Ou poderá ser feito na própria casa de acolhimento. Ficará a critério do médico escolher o local de atendimento no momento da adesão ao projeto.
– Caso o paciente atendido precise de exames complementares ou remédios, ficará a cargo das instituições de acolhimento arcar com essas despesas. Contudo, caso o médico voluntário ou a ACM queiram contribuir com esses itens também poderão assim fazer.
– Todas as especialidades médicas são necessárias para o atendimento dessas crianças e adolescentes.
– O médico voluntário poderá se descredenciar a qualquer momento do Projeto Social Bem Querer sem qualquer ônus, basta comunicar a ACM por escrito.
Seja um médico voluntário! Cadastre-se e ajude a ACM a oportunizar uma vida mais digna a essas crianças e adolescentes.
Instituições que compõem o FINAF: Casa de Acolhimento Semente Viva Associação Lar Recanto do Carinho Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (SERTE) Casa de Acolhimento Darcy Vitoria de Brito Casa Lar Luz do Caminho Lar Nossa Senhora do Carmo de Coqueiros Casa Lar Emaús Lar São Vicente de Paulo |
PARA EFETUAR SUA ADESÃO LEIA O TERMO DE ACEITE E PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO:
TERMO DE ACEITE
1. O Projeto Social Bem Querer idealizado pela Associação Catarinense de Medicina tem o objetivo de intermediar consultas médicas prestadas gratuitamente por médicos associados da ACM previamente cadastrados como voluntários do projeto.
2. O atendimento poderá ser feito no consultório do médico ou na ACM (a instituição de acolhimento se responsabiliza por levar a criança/adolescente até o médico). Ou poderá ser feito na própria casa de acolhimento. Ficará a critério do médico escolher o local de atendimento no momento da adesão ao projeto.
3. Caso o paciente atendido precise de exames complementares ou remédios, ficará a cargo das instituições de acolhimento arcar com essas despesas. Contudo, caso o médico voluntário ou a ACM queiram contribuir com esses itens também poderão assim fazer.
4. O médico voluntário poderá se descredenciar a qualquer momento do Projeto Social Bem Querer sem qualquer ônus, basta comunicar a ACM por escrito.
5. A ACM não se responsabiliza por qualquer dano ou avaria que esses pacientes venham a causar na clínica/consultório do médico, caso opte por fazer o atendimento nesta modalidade.
6. O médico associado da ACM que desejar participar como voluntário do Projeto Social Bem Querer dá ciência que não será remunerado em hipótese alguma. E está de acordo com a lei do voluntariado (LEI Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998).
Ficou com alguma dúvida? Esclareça com a ACM através do e-mail: secretaria@acm.org.br ou pelo telefone (48) 3231-0328.
FORMULÁRIO DE ADESÃO
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais