Prova foi realizada nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) realizou, no último domingo (19/11), o exame de Residência Médica para programas de especialização em 39 instituições de Santa Catarina: hospitais, fundações hospitalares e Secretarias Municipais de Saúde, incluindo os 15 hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde. A Prova ACM aconteceu nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages e Criciúma, integrando 2.624 candidatos no estado. Também aconteceram as provas de Residência Multiprofissional em Saúde, com vagas em educação física, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia, na capital e em Joinville.
A Prova ACM é promovida em parceria com as Associações Médicas do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Mato Grosso do Sul (AMMS), com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). É um dos mais importantes exames no país, seja com acesso direto do médico (primeira especialização) ou com pré-requisitos (com pelo menos uma especialidade já concluída). As questões abordam as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina, que são clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde da família. O exame é realizado desde 2013 e possibilita que o candidato participe da seleção nos três estados.
Além de possibilitar o acesso à formação aos médicos, a Prova ACM é importante pelo repasse de recursos que proporciona aos Programas de Residência e Centros de Estudos das instituições participantes. Nos últimos quatro anos (2020 a 2023), cerca de R$ 6,8 milhões já foram distribuídos no estado, auxiliando na qualidade da saúde catarinense.
Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...
Ler maisExame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...
Ler mais