Com o apoio da Associação Catarinense de Medicina foi concretizada mais uma conquista do desenvolvimento de tecnologias para adaptação de ventiladores pulmonares com potencial de atender os requisitos técnicos necessários ao tratamento da Covid-19.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira (dia 23/07) a certificação e o registro de respiradores das empresas Delta Life, de São José dos Campos (SP), e Grey Logix, de Mafra (SC). A notícia é de grande importância diante do agravamento da pandemia, no momento mais crítico da Covid-19 em Santa Catarina. As empresas foram apoiadas pelo Edital de Inovação para Indústria do SENAI, EMBRAPII ABDI, além de contarem com a colaboração do presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, do coordenador da Comissão ACMTech, Dante Eickhoff, do diretor de Publicações Científicas da ACM e diretor técnico do Hospital SOS Cárdio, Fernando Graça Aranha. Os médicos acompanharam de perto os testes de adaptação de respiradores veterinários para o uso em pacientes com o novo coronavírus internados em UTIs.
O anúncio da Anvisa referenda um trabalho que em menos de 120 dias possibilitou que dois novos ventiladores pulmonares fossem desenvolvidos e certificados, podendo contribuir para o déficit de respiradores nacional no enfrentamento da pandemia. O novo desafio agora é identificar as demandas para que as empresas consigam sincronizar sua capacidade produtiva com as maiores necessidades do equipamento.
O gerente executivo de Inovação do sistema FIESC/SENAI SC, Maurício Cappra Pauletti, destacou a relevante conquista e agradeceu aos apoiadores da iniciativa. “É com muita satisfação que comunicamos a certificação e o registro dos novos respiradores. Agradecemos todo o apoio recebido dos inúmeros parceiros, com destaque para a ACM e o Hospital SOS Cárdio, que com sua competente equipe médica, não mediram esforços para superar as inúmeras dificuldades em toda a trajetória, orientando-nos para mantermos o foco”.
O presidente da ACM também destacou a importância do registro na Anvisa. “Uma das ações da força-tarefa da entidade médica ao lado da FIESC e do SENAI, no enfrentamento da pandemia, está pautada na busca de novos respiradores para salvar vidas. Faz parte do pilar desse trabalho o desenvolvimento de tecnologias para adaptação de ventiladores pulmonares com potencial de atender os requisitos técnicos necessários ao tratamento da doença. Portanto, mais um grande avanço alcançado, com a marca catarinense”.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais