Entidades Médicas e Sociedades Médicas de Pediatria (SCP), Ginecologia e Obstetrícia (Sogisc) se unem na defesa do parto seguro em Santa Catarina. O primeiro passo para essa integração aconteceu na reunião do Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas SC), na noite desta terça-feira (dia 17/09), em resposta à proposta de criação da Casa de Parto, com procedimento obstétrico fora do ambiente hospitalar (extra-hospitalar), sem a garantia da presença do médico, prevista para ser instalada nas dependências do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).
A primeira ação junto à população deverá ocorrer já em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças, quando deverá ser relançada a campanha “TENHA O PARTO QUE VOCÊ DESEJA, COM A SEGURANÇA QUE SEU BEBÊ PRECISA”, criada pela Sociedade Catarinense de Pediatria em 2017. A meta é de conscientizar gestantes, familiares e sociedade sobre a importância de tomar os cuidados necessários na assistência à gestante e ao recém-nascido no momento do nascimento, com médicos, materiais e equipamentos adequados, equipe especializada com formação reconhecida e capacidade de resolução das situações de emergência de forma imediata.
Também deverá ser marcada conversa com o Ministério Público do Estado, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Reitoria do IFSC, em busca de segurança para os bebês e para as mães. O deputado Vicente Caropreso, presente à reunião, colocou-se à disposição para levar uma carta das entidades para ler na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Ainda durante a reunião do Cosemesc foram debatidos assuntos como Dia do Médico, Duodécimo da Saúde, aproximação das entidades da medicina junto aos parlamentares, juízes e promotores para assegurar recursos para a saúde e uma medicina de qualidade. Na pauta, temas também sobre a necessidade de resgatar, junto ao secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, algumas ações discutidas no Femesc 2019, como a judicialização e o financiamento da saúde, oferecendo apoio das representações médicas.
Participaram da reunião, o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Júnior, e o diretor de Comunicação da entidade, Ernani S. Thiago; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Marcelo Linhares, o vice-presidente, Daniel Ortellado, e os conselheiros Juliano Pinto e José Eduardo Góes; o presidente do Sindicato dos Médicos (Simesc), Cyro Soncini, o vice-presidente, Leopoldo Back, e o diretor Roman Leon Gieburowski Júnior; o presidente da Academia de Medicina (Acamesc), Jorge Saab Neto; a presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), Rosamaria Medeiros e Silva, e as diretoras Leila Cesário Pereira e Lissandra Andújar; o presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (Sogisc), Jean Louis Maillard, e o vice-presidente da entidade, Ricardo Maia Samways.
A ACM – Associação Catarinense de Medicina comunica com grande pesar o falecimento do urologista REGINALDO PEREIRA OLIVEIRA, aos 82 anos,...
Ler maisA ACM quer estar ao seu lado para comemorar o mais lindo Natal, junto daqueles que lhe são especiais. Da mesma forma, a ACM quer ser sua parceira...
Ler mais