fbpx
  • Home
  • Notícias
  • Reunião do COSEMESC acontece na sede da ACM e inicia ação em defesa do parto seguro
Notícias

Reunião do COSEMESC acontece na sede da ACM e inicia ação em defesa do parto seguro

Encontro reuniu dirigentes das entidades médicas, das Sociedades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e do deputado estadual Vicente Caropreso

Entidades Médicas e Sociedades Médicas de Pediatria (SCP), Ginecologia e Obstetrícia (Sogisc) se unem na defesa do parto seguro em Santa Catarina. O primeiro passo para essa integração aconteceu na reunião do Cosemesc (Conselho Superior das Entidades Médicas SC), na noite desta terça-feira (dia 17/09), em resposta à proposta de criação da Casa de Parto, com procedimento obstétrico fora do ambiente hospitalar (extra-hospitalar), sem a garantia da presença do médico, prevista para ser instalada nas dependências do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

A primeira ação junto à população deverá ocorrer já em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças, quando deverá ser relançada a campanha “TENHA O PARTO QUE VOCÊ DESEJA, COM A SEGURANÇA QUE SEU BEBÊ PRECISA”, criada pela Sociedade Catarinense de Pediatria em 2017. A meta é de conscientizar gestantes, familiares e sociedade sobre a importância de tomar os cuidados necessários na assistência à gestante e ao recém-nascido no momento do nascimento, com médicos, materiais e equipamentos adequados, equipe especializada com formação reconhecida e capacidade de resolução das situações de emergência de forma imediata.

Também deverá ser marcada conversa com o Ministério Público do Estado, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Reitoria do IFSC, em busca de segurança para os bebês e para as mães. O deputado Vicente Caropreso, presente à reunião, colocou-se à disposição para levar uma carta das entidades para ler na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Ainda durante a reunião do Cosemesc foram debatidos assuntos como Dia do Médico, Duodécimo da Saúde, aproximação das entidades da medicina junto aos parlamentares, juízes e promotores para assegurar recursos para a saúde e uma medicina de qualidade. Na pauta, temas também sobre a necessidade de resgatar, junto ao secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, algumas ações discutidas no Femesc 2019, como a judicialização e o financiamento da saúde, oferecendo apoio das representações médicas.

Participaram da reunião, o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Júnior, e o diretor de Comunicação da entidade, Ernani S. Thiago; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Marcelo Linhares, o vice-presidente, Daniel Ortellado, e os conselheiros Juliano Pinto e José Eduardo Góes; o presidente do Sindicato dos Médicos (Simesc), Cyro Soncini, o vice-presidente, Leopoldo Back, e o diretor Roman Leon Gieburowski Júnior; o presidente da Academia de Medicina (Acamesc), Jorge Saab Neto; a presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), Rosamaria Medeiros e Silva, e as diretoras Leila Cesário Pereira e Lissandra Andújar; o presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (Sogisc), Jean Louis Maillard, e o vice-presidente da entidade, Ricardo Maia Samways.

Gostou desse material? Compartilhe em suas redes

Posts relacionados

ACM participa do VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Evento teve palestra do presidente da ACM e homenagem ao diretor de Exames de Avaliação e Títulos de Residência Médica Importante união:...

Ler mais

Prova ACM/AMRIGS reúne 1,9 mil candidatos a vagas de residência médica e multiprofissional em Santa Catarina

Exame foi realizado neste domingo, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages Sala de aula com candidatos da cidade...

Ler mais

Associe-se

Tenha acesso a todos os benefícios que só um sócio ACM possui.

Assinar Newsletter